Conclave 2025: Vaticano encerra período de luto pela morte de Francisco

Última Missa dos «novendiali» foi presidida pelo cardeal Mamberti, protodiácono, que vai anunciar nome do novo Papa

Cidade do Vaticano, 04 mai 2025 (Ecclesia) – O Vaticano encerrou hoje o período de luto pela morte do Papa Francisco, os “novendiali”, com uma Missa presidida pelo cardeal Mamberti, protodiácono, que vai anunciar nome do novo Papa

Falando na Basílica de São Pedro, perante vários membros do Colégio Cardinalício, o presidente da celebração falou da missão do Papa como “amor que se torna serviço à Igreja e a toda a humanidade».

D. Dominique Mamberti sublinhou que o Papa Francisco, “animado pelo amor do Senhor”, foi fiel à sua missão “até ao extremo consumo das suas forças”.

Numa intervenção divulgada pelo Vaticano, o cardeal protodiácono sustentou que Francisco, falecido a 21 de abril, “proclamou a toda a humanidade a alegria do Evangelho, o Pai Misericordioso, Cristo Salvador”.

“Fê-lo no seu magistério, nas suas viagens, nos seus gestos, no seu estilo de vida. Estava perto dele no dia da Páscoa, na varanda das bênçãos desta Basílica, testemunha do seu sofrimento, mas sobretudo da sua coragem e determinação em servir o Povo de Deus até ao fim”, indicou o responsável católico.

O portal ‘Vatican News’ indica que a Missa reuniu cerca de 200 cardeais concelebrantes e outros 100 prelados, D. Dominoque Mamberti citou Bento XVI e João Paulo II, numa reflexão sobre a missão de São Pedro, o primeiro Papa da Igreja Católica.

As reuniões pré-conclave vão prosseguir esta segunda-feira, com duas congregações gerais, às 09h00 e às 17h00 de Roma (menos uma em Lisboa).

Para terça-feira, está prevista uma sessão pela manhã, mas “poderá ser acrescentada outra à tarde, se necessário”, adianta o Vaticano.

Já na terça-feira à noite, os 133 eleitores podem começar a instalar-se na Casa de Santa Marta, onde vão permanecer até à escolha do novo Papa.

A Missa pela eleição do Papa (pro eligendo Romano Pontifice) vai ser presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, D. Giovanni Battista Re, às 10h00 de quarta-feira, na Basílica de São Pedro; já a cerimónia de entrada no Conclave e o juramento para a eleição do Papa vão decorrer às 16h30.

OC

Conclave 2025: Cerimónia de entrada marcada para a tarde de 7 de maio

Partilhar:
Scroll to Top