Conclave 2025: Reitor do Santuário Cristo Redentor aponta a momento «muito especial» e a perfil de «convergências»

Padre Omar Raposo presidiu a momento de oração no Vaticano, pelos cardeais eleitores

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 06 mai 2025 (Ecclesia) – O padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor (Rio de Janeiro), disse hoje à Agência ECCLESIA que a eleição de um Papa representa um momento “muito especial” na vida da Igreja, sublinhando a sua dimensão espiritual.

“A gente precisa de reconhecer, de ter um olhar de Deus sobre nós e ter a certeza de que Ele há de inspirar os nossos cardeais na eleição do novo Papa”, indicou.

O sacerdote brasileiro presidiu esta tarde a um momento de oração pelo Conclave, na igreja de São Lourenço, junto aos símbolos da JMJ, no Vaticano.

“Cai ser muito especial: quem vier, tenho certeza que foi escolhido por Deus. Essa é a única certeza que eu tenho hoje. Quem foi escolhido, foi escolhido por Deus”, insistiu.

O padre Omar Raposo chegou ao Vaticano diretamente de Portugal, onde esteve a acompanhar as celebrações ligadas à peregrinação da cruz da primeira Missa celebrada no Brasil, que está custodiada no Museu-Tesouro da Sé de Braga.

Para o responsável, este é um símbolo da “integração de todos os povos” na Igreja Católica.

A figura do Papa é aquela que gera convergências importantes e que estabelece uma conexão em torno do amor, aquilo em que a gente acredita”.

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Questionado sobre o perfil do novo Papa, definido nas reuniões gerais dos cardeais, ao longo dos últimos dias, o reitor do Santuário Cristo Redentor entende que a abertura ao diálogo “faz parte” da identidade e do pensamento católicos.

“A Igreja nunca vai deixar de falar, de tratar os temas mais importantes do momento, nunca vai deixar de falar com propriedade sobre as questões mais sensíveis da humanidade”, sustentou.

O tema da crise climática é um tema importante que vai estar na narrativa. As guerras, a fome no mundo, a Igreja tem a sua dimensão profética, que denuncia também, anuncia e denuncia. E isso é a beleza da comunicação da Igreja”.

A Missa pela eleição do Papa (pro eligendo Romano Pontifice) vai ser presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, D. Giovanni Battista Re, às 10h00 de quarta-feira, na Basílica de São Pedro; já a cerimónia de entrada no Conclave e o juramento para a eleição do Papa vão decorrer às 16h30 locais (15h30 em Lisboa).

PR/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top