Vaticano desmente rumores sobre problemas de saúde do cardeal Parolin
Cidade do Vaticano, 02 mai 2025 (Ecclesia) – O Vaticano informou hoje que os preparativos para o Conclave estão a decorrer na Capela Sistina, incluindo a instalação da chaminé para a divulgação dos resultados de cada escrutínio.
“Hoje foi instalada a chaminé no telhado da Capela Sistina. Quaisquer informações relativas a testes técnicos vão ser comunicadas posteriormente”, indicou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
A Capela Sistina está fechada ao público desde domingo.
“Nestes dias, o pessoal encarregado está a trabalhar para concluir os preparativos para o Conclave”, assinala a nota enviada aos jornalistas.
A Igreja Católica vive a partir de 7 de maio o terceiro Conclave do século XXI, no qual 133 cardeais vão eleger, obrigatoriamente por uma maioria de dois terços, o sucessor de Francisco, falecido a 21 de abril.
O processo começa ao início da manhã com a instalação dos eleitores dentro no Vaticano, em quartos sorteados, e prossegue às 10h00 locais (menos uma em Lisboa), com a Missa votiva pela eleição do Papa, na Basílica de São Pedro.
A celebração conta com a participação de todos os cardeais, uma novidade introduzida por Bento XVI, sob a presidência do decano do Colégio Cardinalício, D. Giovanni Battista Re, que não vai entrar no Conclave por ter 91 anos de idade.
A partir das 16h30 de Roma, as atenções centram-se no Palácio Apostólico do Vaticano, onde os cardeais eleitores se vão reunir na Capela Paulina para o rito de entrada do Conclave e a procissão até à Capela Sistina, onde decorrem os escrutínios.
O Vaticano vai ter uma câmara fixa na chaminé da Sistina para acompanhar em direto a saída do fumo que indica o resultado das eleições: branco, se houver maioria de dois terços [89 votos, neste caso], ou negro, se a votação tiver sido inconclusiva.
A eleição é dirigida pelo primeiro cardeal na ordem de precedência, atualmente D. Pietro Parolin, o secretário de Estado de Francisco, que preside também aos momentos previstos pela liturgia própria.
Durante o encontro com os jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé desmentiu rumores que surgiram na internet sobre um alegado problema de saúde cardeal Parolin, precisando que “não se verificou nenhum episódio desse tipo”.
Matteo Bruni desmentiu também qualquer “intervenção por parte de pessoal médico ou de enfermagem”.
O Conclave, palavra com origem no latim ‘cum clavis’ (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.
OC