Reuniões gerais procuram definir perfil do novo Papa
Cidade do Vaticano, 03 mai 2025 (Ecclesia) – A nona Congregação Geral dos Cardeais começou esta manhã, às 09h00, com um momento de oração comum e estavam presentes 177 cardeais, dos quais 127 eleitores, e refletiu-se sobre a igreja do futuro e o perfil do novo Papa.
Na abertura, foram sorteados os cardeais da comissão que assiste o camerlengo nas congregações particulares para a condução dos assuntos ordinários: Cardeal Robert Francis Prevost, O.S.A., e o Cardeal Marcello Semeraro, enquanto o Cardeal Reinhard Marx continua como coordenador do Conselho para a Economia, indica a sala de imprensa da Santa Sé.
A sessão foi composta por 26 intervenções que abordaram vários temas de relevância eclesial e pastoral: “viver e testemunhar a comunhão internamente e promover a fraternidade no mundo”.
O magistério do Papa Francisco e os processos iniciados sob o seu pontificado foram recordados “com gratidão”, sublinhando “a responsabilidade de os continuar e salvaguardar”.
Entre os temas que emergiram, destacaram-se “a colaboração e a solidariedade entre as Igrejas locais, o papel da Cúria em relação ao Papa, o serviço da Igreja e do Pontífice à causa da paz e o valor da educação como instrumento de transformação e de esperança”.
“Não faltaram as referências ao Jubileu e o desejo de que o próximo Papa tenha um espírito profético, capaz de conduzir uma Igreja que não se feche em si mesma, mas que saiba sair e levar luz a um mundo marcado pelo desespero”, lê-se
Foram retomados alguns temas já abordados nos dias anteriores, como “a sinodalidade e a colegialidade”, e foi lançado um olhar sobre “o mundo e a atenção que este presta à Igreja”.
Foi tomada consciência do risco de a Igreja se tornar autorreferencial e perder a sua atualidade se não viver no mundo e com o mundo.
Importantes foram também as referências ao diálogo ecuménico e à missão.
Foi anunciado que as sessões de segunda-feira terão lugar de manhã, das 09h00 às 12h30, e de tarde, das 17h00 às 19h00.
A cerimónia de entrada no Conclave e o juramento para a eleição do Papa vão decorrer às 16h30 (menos uma em Lisboa) de 7 de maio.
LFS