Mensagem evoca conflitos na Ucrânia, Médio Oriente e «muitas outras partes do mundo»

Cidade do Vaticano, 06 mai 2025 (Ecclesia) – Os cardeais presentes no Vaticano, para as reuniões preparatórias do Conclave, divulgaram hoje uma nota conjunta em que alertam para o agravamento de ataques contra civis, evocando os conflitos na Ucrânia e Médio Oriente.
“Nós, cardeais da Santa Igreja Romana, reunidos em congregação geral antes do início do Conclave, constatamos com pesar que não houve progressos para favorecer os processos de paz na Ucrânia, no Médio Oriente e em muitas outras partes do mundo, mas que, pelo contrário, se intensificaram os ataques, especialmente contra a população civil”, refere a nota, enviada aos jornalistas.
Os participantes na reunião pré-conclave dirigem um “apelo sincero a todas as partes envolvidas, para que se chegue o mais rapidamente possível a um cessar-fogo permanente e se negocie, sem pré-condições e sem mais demoras, a paz há muito desejada pelas populações envolvidas e pelo mundo inteiro”.
“Convidamos todos os fiéis a intensificar a súplica ao Senhor por uma paz justa e duradoura”, conclui a mensagem.
A 12.ª reunião (congregação geral) dos cardeais decorreu esta manhã, no Vaticano, um dia antes da cerimónia de entrada no Conclave e o juramento para a eleição do Papa, que vão decorrer às 16h30 (15h30 em Lisboa) desta quarta-feira.
A procissão de entrada parte da Capela Paulina do Palácio Apostólico, com os 133 cardeais eleitores, acompanhados pelo canto das ladainhas, até à Capela Sistina, onde, depois do canto do ‘Veni Creator’ pronunciam o juramento antes da eleição.
A Missa pela eleição do Papa (pro eligendo Romano Pontifice) vai ser presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, D. Giovanni Battista Re, às 10h00 de quarta-feira, na Basílica de São Pedro.
OC
Conclave 2025: Vaticano divulga esquema da celebração de entrada na Capela Sistina