A Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Semide (Miranda do Corvo, Coimbra) vai acolher um Concerto-Celebração Penitencial, hoje,dia 28 de Fevereiro, pelas 18 horas realizado pelo Coro Ançable, acompanhado pelo órgão de tubos do século XVIII.
Os donativos recolhidos neste evento servirão para ajudar o Povo do Haiti, através da Fundação AIS – Ajuda à Igreja que Sofre. Este concerto está inserido na corrente de oração pelos sacerdotes, neste Ano Sacerdotal. Entretanto, devido à catástrofe ocorrida no Haiti, a comunidade paroquial de Semide, decidiu encaminhar a ajuda para a Igreja do Haiti.
Imediatamente após o desastre, a Fundação AIS, estabeleceu contacto com o Núncio Apostólico no Haiti, Mons. Bernardito Auza, e enviou uma primeira ajuda de emergência no valor de 50 mil Euros para a aquisição de água potável, medicamentos, alimentação e abrigos temporários, através dos sacerdotes e religiosas que nestes momentos se encarregam de aliviar a dor do seu povo atingido pelo sofrimento.
Mais tarde, a AIS decidiu enviar uma ajuda de 70 mil Euros para acolher os seminaristas do Haiti. Para além dos milhares de vidas perdidas, praticamente todas as 80 paróquias da Arquidiocese de Port-au-Prince e as 320 capelas ficaram destruídas, bem como orfanatos, escolas, jardins-de-infância, o seminário maior, residências.