Para comemorar mais um aniversário da instalação do Órgão de Tubos na Sé do Porto realizar-se-á um concerto, dia 19 de Outubro, 21h30, pelo organista Jürgan Geiger, de Munique (Alemanha), com obras de autores do período barroco (J. S. Bach:1685-1750, G. F. Haendel (1685-1759), N. Clerambault (1676-1749) e do período romântico (F. Mendelssohn e F. Liszt – a conhecida tocata e fuga sobre o nome BACH).
Nesse mesmo dia ocorre o 24.º aniversário da instalação do Órgão de Tubos na Sé do Porto, órgão neo-barroco construído pelo organeiro alemão Georg Jann, num processo orientado pelo Cabido Portucalense e pelo Coro da Sé do Porto, sob a condução do Cón. António Ferreira dos Santos.
O Órgão de Tubos da Sé do Porto é um instrumento de concepção barroca, com um belíssimo enquadramento no Coro alto da Catedral, envolvendo a rosácea da nave central. Agora que se concluíram obras de restauro da Catedral, vale a pena associar o esplendor da música ao esplendor da arte.
Desde a sua inauguração em 19 de Outubro de 1985, para além do serviço litúrgico, aquele valioso instrumento musical tem produzido inumeráveis concertos e nele tocaram alguns dos maiores organistas do mundo, além dos portugueses. Tem sido igualmente notável a adesão do público, especialmente jovem, a estes concertos, bem como o seu carácter exemplar que motivou a instalação outros numerosos órgãos de tubos em igrejas da cidade e da diocese.