Comunidades africanas peregrinam a Fátima

Cinco mil pessoas esperadas no próximo Sábado para uma celebração presidida pelos bispos da Guiné-Bissau

Cinco mil peregrinos são esperados no Santuário de Fátima, a 7 de Agosto, para a peregrinação das comunidades africanas, uma organização da capelania dos africanos do patriarcado de Lisboa.

No programa destaca-se a celebração da Eucaristia, às 12h30, na igreja da Santíssima Trindade, concelebrada por D. José Camnate, bispo de Bissau, e D. Pedro Zili, bispo de Bafata, dioceses da Guiné-Bissau.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o padre Dex-Steve Goyeko, que coordena a equipa organizadora, revela que “a peregrinação das Comunidades Africanas do Patriarcado integra numa dinâmica de acompanhamento espiritual dos imigrantes africanos”.

“Com efeito, a Capelania dos africanos tem como objectivo a formação e integração religiosas dos cristãos africanos nas comunidades locais e diocesanas assim como a promoção de encontros com cada cultura em que a fé católica se possa dizer e viver e no encontro de culturas pelo estímulo e apelo a cada cultura, de modo que nesta diversidade e multiculturalidade, a fé se possa viver”, acrescenta.

A peregrinação deste ano tem como lema e propósito «Santa Maria Mãe de Deus, rogai pelo continente Africano!».

“Assim, queremos que esta Peregrinação seja uma Acção de Graças Deus com Maria, para este ano pastoral. Este ano lembramos de modo particular a vida política do Continente africano para que com a intercessão da nossa Senhora de Fátima, haja uma política de paz e união neste continente”, explica o padre Dex-Steve Goyeko.

Programa

11h – Chegada a Fátima

11h15 – Momento de Oração

11h45 – Procissão até à Igreja da Santíssima Trindade

12h30 – Missa na Igreja da Santíssima Trindade

13h30 – Almoço partilhado (parque 11)

14h30 – Animação cultural

16h30 – Oração final e despedida

Outras informações: goyeko@espiritanos.org

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top