De 18 a 20 de dezembro na cidade universitária, em Lisboa.
Lisboa, 19 nov 2015 (Ecclesia) – A «Comunidade Vida e Paz» realiza o encontro de Natal com pessoas em situação de sem-abrigo, de 18 a 20 de dezembro, na cantina 1 da Cidade Universitária, em Lisboa.
O tema deste ano é «Juntos construímos ComUnidade» e os dois primeiros dias da festa – sexta e sábado – a entrada será feita apenas com convite.
Estes dias vão “reservados às pessoas apoiadas pelas equipas de rua da Comunidade Vida e Paz com quem ao longo do ano é estabelecida uma relação de proximidade”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Como é uma festa para ser vivida em família, o propósito “é festejar a quadra natalícia com as pessoas, por isso são convidadas de forma personalizada e terão toda a equipa de voluntários e colaboradores ao seu dispor”, acrescenta.
No último dia, o evento acolhe as “demais pessoas e famílias carenciadas ou em situação de vulnerabilidade social, à semelhança das edições anteriores”, lê-se na nota.
Incluídos na rede de serviços oferecidos no local contam-se a prestação de cuidados de saúde, apoio jurídico, cartão de cidadão, acompanhamento na elaboração de curriculum vitae e resolução de necessidades básicas como higiene, vestuário e alimentação.
No «Espaço Aberto ao Diálogo» vai estar uma equipa de técnicos da Comunidade Vida e Paz que “acolhe, motiva e orienta os convidados que peçam apoio para as estruturas da instituição ou encaminha para outras respostas que sejam mais adequadas”.
A festa de Natal da Comunidade Vida e Paz depende “integralmente dos contributos provenientes dos vários sectores da sociedade e não seria possível sem o apoio de entidades como a Universidade de Lisboa, o Exército Português e dos donativos de um número significativo de empresas e particulares, o empenho e total dedicação de uma fantástica equipa de voluntários e profissionais”, adianta o comunicado.
Em 2014, a festa de Natal contou “com 2.354 convidados, tendo sido servidas 3.000 refeições nos três dias” e estiveram presentes 1.165 voluntários.
LFS