Com a presença do Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, e de um grupo de párocos e diáconos permanentes da Diocese, decorreu, no passado sábado, dia 24 de Outubro, a festa do 18º aniversário da Comunidade Terapêutica Encontro, unidade de tratamento de toxicodependentes da Cáritas Diocesana, situada na freguesia de Maiorca, concelho da Figueira da Foz.
Este evento insere-se no plano estratégico da Cáritas para 2010-2012, de dar a conhecer a toda a diocese o trabalho desenvolvido por esta instituição, em favor dos mais desprotegidos e carenciados.
Na festa participaram ainda vários ex-utentes daquela unidade, que, dando o seu testemunho de vida, muito contribuíram para apoiar e incentivar os que actualmente se encontram em processo de tratamento, além de outros convidados e amigos.
Na parte da manhã, teve lugar uma conferência subordinada ao tema “Toxicodependência, um problema de todos nós”, apresentado pela presidente do programa terapêutico do Projecto Homem de Braga, Virgínia Freitas.
Pelo meio-dia, foi celebrada a Eucaristia, em acção de graças, presidida pelo presidente da Direcção da Cáritas, Padre Luís Costa e animada pelo coro da paróquia de Maiorca, seguindo-se um almoço-convívio oferecido pelos nossos utentes.
Durante a tarde, decorreram momentos emocionantes de partilha de experiências entre os actuais e os ex-utentes que visitaram a instituição.