Comunidade Mundial de Meditação Cristã

www.meditacaocrista.com

Esta semana sugerimos uma visita atenta ao sítio da Comunidade Mundial de Meditação Cristã – Portugal (CMMC). A CMMC foi criada em 1991 com o objectivo de transmitir os ensinamentos do monge beneditino John Main sobre esta forma de oração. A Comunidade tem a sua sede em Londres – Internacional Centre – e tem muitos outros Centros espalhados pelo mundo. O guia espiritual da Comunidade é o padre Laurence Freeman, um aluno de John Main, também monge beneditino.

A Comunidade é como que um “mosteiro sem paredes”, uma família de comunidades nacionais de cerca de 100 países. A sua base é o grupo de meditação local, que se reúne semanalmente nas casas, paróquias, escritórios, hospitais, prisões e escolas – um pouco por toda a parte onde haja pessoas a viver e em busca espiritual. A Comunidade Mundial é ecuménica e está ao serviço de uma unidade “católica”, universal no seu diálogo, quer com outras igrejas cristãs, quer com outras religiões ou tradições. A Comunidade pretende promover e apoiar a prática diária da meditação, dado o seu poder de transformar os corações e assim mudar o mundo.

Ao entrarmos na página principal encontramos algumas definições interessantes relacionadas com a meditação cristã. Na opção “John Main” dispomos de uma breve biografia do fundador desta comunidade. O director espiritual Laurence Freeman possui também uma área reservada neste espaço virtual onde podemos ficar a saber um pouco mais sobre este monge beneditino.

Caso pretenda saber onde existem grupos organizados em Portugal ou mesmo iniciar-se na meditação, basta clicar em “grupos de meditação”. Pode ainda acompanhar as diversas acções que vão sendo realizadas ao longo do ano, no item “actividades”. Na opção “bibliografia”, encontrará um conjunto de publicações que ajudam a aprofundar e a divulgar esta prática que “remonta à tradição cristã dos primeiros séculos do cristianismo”.

Em “publicações”, acedemos a um conjunto de documentos (cartas, textos de meditação, etc.) que podem ser facilmente descarregados para o computador. Por último destacaríamos somente a opção “vídeos”, onde facilmente podemos visionar alguns documentários sobre esta temática.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top