Prémio SIGNIS para «O Laço Branco»
“O Laço Branco” (Das Weisse Band) de Michael Haneke (Áustria) ganhou o Prémio para melhor filme europeu 2009 atribuído pela SIGNIS-Europa.
O Prémio será entregue na cerimónia de encerramento do Festival Internacional de Alba (em Torino, Itália) no dia 9 de Maio.
Em “O Laço Branco” –um filme que se apresenta à partida como um rígido fresco a preto e branco, dividido em episódios – Michael Haneke reflecte sobre as raízes do mal numa pequena comunidade fechada da Alemanha à beira do início da Primeira Guerra Mundial. Num estilo cinematográfico simultaneamente clássico e inovador, a história é inquietante e desigual.
“À Procura de Eric”, de Ken Loach (Reino Unido), arrecadou o segundo lugar, seguindo-se “O Profeta” de Jacques Audiard (França) e, em quarto lugar, “Lourdes”, de Jessica Haussner (Áustria). Finalmente, em quinto lugar ficou classificado “Welcome” de Philippe Lioret (França). O filme vencedor foi seleccionado após duas rondas de votação em que participaram vinte e seis associações nacionais da SIGNIS Europa.
A SIGNIS-Europa é uma das seis regiões da SIGNIS – Associação Mundial Católica para a Comunicação.
Todos os anos a SIGNIS-Europa atribui um prémio ao melhor filme europeu do ano. O prémio tem como finalidade promover e suscitar o interesse pelo cinema europeu seleccionando filmes quer pelo seu elevado nível de qualidade cinematográfica quer pelo valor dos seus temas.
(Com a Signis – Associação Mundial Católica para a Comunicação)