Decorreu de 2 a 9 de Março do ano em curso, em Luanda, a I Assembleia Plenária da CEAST, presidida por sua Excelência Reverendíssima D. Gabriel Mbilingi, Arcebispo do Lubango e Presidente da mesma instituição.
Depois de Oração inicial, D. Gabriel Mbilingi saudou os presentes, sublinhando no seu discurso de abertura os acontecimentos importantes que ultimamente marcaram a vida da Igreja e do País, destacando a nomeação do novo Núncio Apostólico para Angola e São Tomé, Monsenhor Novatus Rugambwa, e a aprovação da nova Constituição pela Assembleia Nacional.
A seguir, apresentou os temas principais a serem tratados durante o evento, a saber: 1- Plano Pastoral do triénio 2011-2013; 2- Mensagem sobre a “A Vocação e a Beleza do Sacerdócio”; 3- História dos 70 anos da criação das primeiras Dioceses em Angola: Luanda; Nova Lisboa (Huambo) e Silva Porto (Bié); 4- Os ecos do pós-sínodo nas Dioceses; 5. Seminários; 6. Convites endereçados a Caritas Nacional, Cavaleiros da Ordem do Caminho de São Tiago; Médicos do Hospital Militar e Ministério da Educação.
Deliberações
Após os trabalhos, os bispos:
1. Aprovaram como tema do próximo triénio Pastoral 2011-2013 a Família, tendo como lema “Família, levanta-te e anda. Repartindo do Sínodo para África”. Assim sendo, o primeiro ano será dedicado à Família e Matrimónio; o segundo à Família e Reconciliação; e o terceiro à Família e Cultura.
2. Aprovaram a Mensagem Pastoral sobre “Vocação e Beleza do Sacerdócio”.
3. Aprovaram a entrada em vigor do novo sistema do ensino nos seminários, abrangendo o sexénio dos cursos filosófico-teológicos a partir do ano de 2012.
4. Aprovaram o Plano Estratégico da Caritas Nacional, visando a sua adequação aos novos tempos e a sua reestruturação em todas as Dioceses, realçando o seu papel, que é a Pastoral Social.
5. Confiaram às Arquidioceses de Luanda, Huambo e à Diocese do Bié a elaboração de uma brochura sobre os 70 anos da criação destas Igrejas particulares, em vista à preparação das “Bodas de Diamante” das mesmas.
6. Autorizaram a Comissão Episcopal da Justiça e Paz a dar corpo à “Monitoria Social”, no quadro do projecto da Justiça Económica.
Conclusões e Recomendações
• Os Bispos tomaram conhecimento do documento básico da vida dos seminários e recomendaram que seja revisto e adequado ao contexto actual e à reforma educativa em vigor no País.
• Indicaram D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias e D. Emílio Sumbelelo a representar a CEAST no encontro dos Bispos Lusófonos, a ter lugar de 2 a 9 de Julho, em São Tome; D. Gabriel Mbilingui, D. Damião António Franklin e D. José Manuel Imbamba na assembleia do SECAM, a ter lugar de 26 de Julho a 2 de Agosto, em Acra (Ghana); e D. Eugénio Dal Corso na Ordenação Episcopal de D. Novatus Rugambwa, a ter lugar em Roma, a 18 do mês e ano em curso.
• Tomaram ainda conhecimento da preparação da próxima plenária da IMBISA, marcada para o próximo mês de Outubro, na África do Sul.
• Apreciaram o relatório do Instituto Universitário João Paulo II e o dossier da Universidade Católica em Benguela.
• Apreciaram também os relatórios das Dioceses e lamentaram uma certa secundarização das regiões do leste e do Zaire em relação às outras zonas do País quanto à recuperação das infra-estruturas importantes e indispensáveis para o desenvolvimento e dignificação dos povos daquelas áreas.
• Deploraram os seguintes males sociais: a violência doméstica, o aumento da delinquência juvenil, a exclusão social, a precariedade dos sectores da educação e da saúde, sobretudo nas zonas fronteiriças do leste do País e da província do Zaire; atrasos injustificados dos salários dos funcionários públicos; paralisação e recuperação lenta de algumas obras públicas
• Os Bispos solidarizaram-se com as vítimas das chuvas que têm caído torrencialmente sobre algumas regiões do País, perigando a já precária segurança alimentar.
• Solidarizaram-se também com a Arquidiocese do Huambo pela morte do Reverendo Padre Geraldo Mulungo e com a Diocese de Saurimo pela morte do Reverendo Padre Zacarias Mussumali. Deus os tenha no seu eterno descanso.
• Receberam uma delegação do Ministério da Educação da República de Angola, encabeçada pelo Senhor Ministro, Prof. Doutor Pinda Simão, tendo analisado o statu quo do Protocolo de Cooperação entre o Ministério e a CEAST assinado em 2001, e tendo sido reafirmada a sua actualidade e vigência.
• Receberam também as seguintes delegações: 1. Conferências dos Religiosos e Religiosas de Angola, tendo reafirmado a necessidade de se trabalhar em conjunto para o bem do Santo Povo de Deus; 2. A direcção da CARITAS Nacional que apresentou o seu plano estratégico; 3. Um representante da CORDAID que apresentou aos Bispos a nova forma de cooperação com este organismo; 4. Os Cavaleiros da Ordem de São Tiago que apresentaram os seus estatutos para a sua subsequente aprovação; 5. Os representantes do Hospital Militar; 6. O secretário executivo do Secretariado Nacional da Juventude, que apresentou o seu relatório e estratégia para os próximos compromissos.
• Os Bispos participaram nas festividades alusivas às Bodas de Ouro da presença das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria na Arquidiocese de Luanda, e da vida religiosa da Irmã Inês Caíres; e nas profissões de votos perpétuos e temporários das Irmãs do Instituto Jesus Maria José.
• Por fim, os Bispos da Conferência, numa celebração eucarística, renderam homenagem à Drª Zilda Arns, Fundadora da Pastoral da Criança, falecida no Haiti, vítima do terramoto
Luanda, aos 9 de Março de 2010