EJNS assinalam 50 anos em Portugal com projeto «que não se esgota num ano» e propõe formação de grupos de leitura comunitária para «enriquecer experiência de cada um»
Lisboa, 02 jan 2026 (Ecclesia) – As Equipas Jovens de Nossa Senhora (EJNS) lançaram um podcast «+365» para dar a conhecer a Bíblia, “um dia de cada vez”, com a ajuda de um “padre ou bispo” para “enquadrar, perguntar e tornar compreensível”.
“Não para pregar, mas para ajudar a conhecer melhor. Não para julgar, mas para perguntar. Não para complicar, mas para tornar compreensível aquilo que atravessa séculos sem perder atualidade”, apresenta um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Trata-se de um podcast diário, que um dia após ser lançado é o segundo mais ouvido em Portugal, tem como objetivo “ler a Bíblia toda num ano”, destinando-se “àqueles que querem saber mais sobre a Bíblia”.
“Cada dia um episódio diário, com apresentação de duas ou três leituras, que ajuda a perceber melhor a Bíblia. Cada episódio tem duração de 20 minutos por dia. As leituras são sempre seguidas de um comentário por um padre ou bispo”, apresenta ainda.
“Porque a Bíblia é longa, cheia de histórias, parábolas, personagens improváveis e interpretações que, por vezes, assustam mais do que iluminam. Queremos fazer uma verdadeira visita guiada à Bíblia! Quem seremos nós se não conhecermos a nossa própria história? Lemos essa História à luz da tradição da Igreja”, pode ler-se.
A apresentação do podcast vem acompanhada por uma “carta de princípios” que introduz o podcast «+365» como uma “proposta católica, organizada pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora, mas aberta a todos”.
“Motivado por uma acrescida falta, mas também vontade, de uma relação mais próxima com as escrituras, propõe-se a leitura dos 73 livros da Bíblia em 365 dias, seguindo um plano de leitura histórica, e temporalmente lógico, que facilita a compreensão da História da Salvação. Reconhecendo que os textos são dirigidos a cada um, pretende-se, sem cair em erudições, dar a compreender como na História do povo de Israel reconhecemos a nossa própria História”, apresenta.
O primeiro episódio, lançado no primeiro dia do ano, foi antecedido por dois que apresentaram o projeto, que se propõe perdurar no tempo, afirmando a organização “não se esgotar num ano ou dois”.
Para que a Bíblia não seja lida “como um simples romance”, as EJNS acrescentam em cada episódio “um apoio na interpretação dos textos” e sugerem a criação de grupos de leitura.
“De forma a complementar esta leitura, e para que esta também seja feita numa lógica de comunhão, propõe-se a formação de grupos de leitura a reunir mensalmente, de forma a discutir e a partilhar, permitindo que através da experiência dos outros se possa também enriquecer a experiência de cada um”, indicam.
O podcast «+365» é apresentado no contexto da celebração dos 50 anos das EJNS, como proposta para “aprofundamento da fé e da relação com a Palavra de Deus”.
“No ano em que celebramos meio século de história, este projeto reafirma o compromisso das EJNS com a vivência da fé de forma jovem, dinâmica e enraizada na Igreja. Mais do que uma celebração, é um passo em frente, uma resposta concreta ao chamamento de continuar a anunciar Cristo e a levar a sua Palavra a todos”, sublinham.
O podcast encontra-se disponível nas plataformas habituais e disponível para escuta aqui.
LS
