Seis episódios apresentam reflexões sobre «diálogo entre gerações», participação dos jovens na construção sinodal, matrimónio, bioética e associações de fiéis
Cidade do Vaticano, 30 dez 2023 (Ecclesia) – O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida termina hoje um podcast que desenvolveu em cinco episódios para apoiar a reflexão sobre os temas relacionados com a “promoção da vida” e o apostolado dos leigos.
“Trata-se de um projeto simples e eficaz, disponibilizado para os bispos, agentes pastorais e todos os que costumam pedir-nos ferramentas e contribuições para enriquecer a reflexão sobre os temas da promoção da vida e do apostolado dos fiéis leigos, do cuidado pastoral dos jovens, da família e da sua missão, para a proteção e apoio da vida humana”, diz o secretário do Dicastério, Gleison de Paula Souza, numa informação enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O primeiro episódio, “divulgado em conjunto com a publicação da Mensagem do Papa para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”, centrou-se na necessidade de “uma nova aliança entre jovens e idosos”, com o objetivo de construir uma “sociedade fraterna, de encontro e diálogo”.
O segundo podcast quis apresentar o IYAB – International Youth Advisory Body – um Conselho Consultivo Internacional da Juventude que apoia o Dicastério convidando os jovens a manifestar-se na “construção de uma Igreja sinodal”.
O terceiro episódio apresentou o documento «Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial» e o quarto podcast centrou-se no apostolado dos leigos.
O quinto episódio apresentou «Chaves para a Bioética», um “manual prático e atualizado para responder às questões que os jovens enfrentam diante dos desafios causados pelo progresso científico e tecnológico”, focando “respostas claras, simples, mas completas, sobre questões de bioética e moral para ajudar os jovens a compreenderem a verdade sobre a beleza e a unicidade de cada vida humana”.
O último episódio vai focar-se na forma como o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida acompanha as associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades.
O projeto, valoriza o responsável, “foi realizado graças à criatividade e à colaboração de um grupo de funcionários do Dicastério, que deram a sua voz e contribuição para estimular a curiosidade do ouvinte.”
Os episódios estão disponíveis em italiano e inglês, a partir do sítio da Internet do Dicastério, mas também no canal oficial do Youtube e na plataforma Spotify.
LS