Comunicação Social/Óbito: D. João Lavrador evoca cónego Salvador dos Santos como «promotor dos media da Igreja»

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais recorda papel do antigo presidente da AIC

Lisboa, 06 ago 2019 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. João Lavrador, lamentou hoje a morte do cónego Salvador dos Santos, primeiro presidente da Direção da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), que evocou como “promotor dos media da Igreja”

“Fomos surpreendidos pela notícia da morte do revdo. cónego Salvador dos Santos da Arquidiocese de Évora. Tínhamos nele um amigo e por isso fica a tristeza da perda de alguém que sabia cultivar a amizade. Sempre soube exercer o seu múnus de sacerdote e por isso reconhecemos que a Igreja fica mais pobre por ver partir um dos seus grandes servidores na entrega total de si mesmo para o bem do Povo de Deus”, refere o bispo de Angra, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cónego Salvador dos Santos faleceu esta manhã, aos 68 anos de idade.

D. João Lavrador recorda uma figura que soube “captar a urgência de anunciar o Evangelho através dos meios de comunicação social, tornando-se um verdadeiro promotor dos media da Igreja, sempre com o objetivo de humanizar e cristianizar a cultura e a sociedade”.

Vê-lo apaixonado pelos desafios que a comunicação social lança continuamente ao mundo e à sociedade foi um despertar para todos os que com ele conviviam; sentir a sua lucidez no discernimento sobre os diversos problemas com se deparou e continua a deparar a comunicação social da Igreja e regional é um convite a prosseguir numa tarefa sempre a lançar novos desafios; reconhecer a sua dedicação seja na imprensa da sua diocese seja nos diversos órgãos a nível nacional é alertar-nos para um renovado empenho na comunicação social que sempre nos convida a novos horizontes”.

O presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor dos media manifesta o seu reconhecimento pelo “meritório trabalho” que o falecido sacerdote “tão sabiamente soube conduzir” no sentido de dar a conhecer as dificuldades presentes nos media de inspiração cristã e da imprensa regional, mas também de “proporcionar através de congressos e outros meios de reflexão a comunhão e a partilha de experiências que se manifestaram como meios de despertar para objetivos que só deste modo se poderiam alcançar”.

“Nesta hora de sofrimento para a sua família, para a Arquidiocese de Évora e para a comunicação social de inspiração cristã, sobretudo a AIC, apresentamos a nossa palavra de condolências e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo revdo. cónego Salvador dos Santos e fica-nos o seu exemplo e dedicação, entusiasmo e inteligência, coragem e lucidez para continuarmos a prosseguir o caminho de evangelização através dos meios de comunicação social”, conclui D. João Lavrador.

A Arquidiocese de Évora informa que, por vontade expressa do cónego Salvador dos Santos, os seus restos mortais ficarão em câmara ardente na igreja paroquial de Nossa Senhora da Boa-Fé, a partir das 17h00.

Na quarta-feira, às 10h00, na igreja paroquial de Nossa Senhora da Boa-Fé, será celebrada Missa de corpo presente, a que se segue o cortejo fúnebre, para a Igreja do Espírito Santo, em Évora, onde, pelas 14h00, o arcebispo de Évora preside às exéquias.

O funeral segue para o Cemitério dos Remédios, em Évora, onde o falecido sacerdote será sepultado.

OC

A Agência Ecclesia agradece ao cónego Salvador Santos a defesa e a promoção da comunicação na Igreja Católica, nomeadamente através da imprensa regional, e a valorização que sempre fez do trabalho desta agência de notícias no contexto da comunicação social em Portugal. A missão de informar na Igreja Católica muito deve ao entusiasmo e espírito empreendedor do cónego Salvador Santos.

 

Évora: Faleceu o cónego Salvador dos Santos, primeiro presidente da AIC

Partilhar:
Scroll to Top