Comunicação: Silêncio para respeitar o outro

Diretor de programação da Rádio Renascença diz que este é um desafio para transmissores e recetores

Lisboa, 26 set 2012 (Ecclesia) – O diretor de programação da Rádio Renascença (RR) considera que a comunicação dos dias de hoje tem de redescobrir a importância do silêncio, acolhendo o convite lançado por Bento XVI aos media de todo o mundo.

“Afinal, é através dele [silêncio] que podemos aprofundar o nosso pensamento e desta forma discernir sobre o que queremos partilhar com o ‘outro’ para que possamos estabelecer com ele uma verdadeira relação”, refere Nelson Ribeiro, num texto hoje publicado pela Agência ECCLESIA a respeito das Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais, que se vão iniciar esta quinta-feira.

O responsável da RR e professor auxiliar da Universidade Católica Portuguesa assinala que comunicar é um “ato de partilha” e não apenas uma “mera transmissão de informação, que não leva o ‘outro’ em linha de conta”.

Nesse sentido, Nelson Ribeiro alerta para a tentação de “abdicar dos momentos de silêncio” e esquecer a razão de ser do que leva a pessoa “a querer comunicar”.

“O facto de enquanto emissores nos preocuparmos com o nosso recetor aumenta certamente a probabilidade de sermos bem-sucedidos na nossa missão de comunicar”, constata.

O diretor de programação da RR admite que o atual ambiente digital potenciou a ideia de interatividade, “pelo menos do ponto de vista do discurso”, embora continue a existir “quem comunique, ou tente comunicar, não reconhecendo a inteligência do recetor, comportando-se como se este se limitasse a receber a informação que lhe é enviada”.

O especialista acrescenta que o desafio do silêncio não é apenas para os emissores  e que os recetores têm “a mesma necessidade de fazer silêncio e discernir sobre o que realmente é importante reter de toda a informação” que lhes chega

A edição deste ano das jornadas, no Seminário do Verbo Divino em Fátima, vai debruçar-se sobre o tema ‘Silêncios e Silenciamentos’, inspirado na mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

A iniciativa vai contar com nomes como Marques Mendes, antigo líder social-democrata, e Carlos Magno, responsável da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

As Jornadas Nacionais de Comunicação Social vão poder ser acompanhadas online, através dos siteswww.ecclesia.pt/jornadas2012 e videos.sapo.pt/agenciaecclesia.

OC

Partilhar:
Scroll to Top