Comunicação: Programa Ecclesia acompanha ouvintes há 12 anos na Antena 1, com «histórias de pessoas felizes»

Emissão de espaço inter-religioso na rádio pública vai ter mudança de horário, para acompanhar «tendências radiofónicas atuais»

Foto: Agência ECCLESIA/LFS

Lisboa, 07 fev 2022 (Ecclesia) – O diretor da Agência Ecclesia disse que o programa da Igreja Católica na Antena 1 da rádio pública, emitido desde 2009, tem o propósito de “partilhar testemunhos de quem olha para a vida de forma feliz”, sem fazer “doutrina ou pregações”.

“Nunca tivemos a preocupação de fazer doutrina ou pregações. Há ambientes para que isso aconteça, neste ambiente da rádio, o objetivo era partilhar histórias positivas, mantendo sempre a chave final de criar vida feliz através das histórias que partilhamos”, explica Paulo Rocha.

O espaço inter-religioso ‘A Fé dos Homens’, no qual se integra o programa ECCLESIA, vai mudar de horário, mas quer continuar a ser um espaço onde os testemunhos pessoais e próximos têm lugar.

O responsável lembra que a “proximidade” esteja na origem dos objetivos do programa, procurando quem de segunda a sexta-feira, pelas 22h45, encontrava um espaço onde “diferentes testemunhos olham para a vida de forma feliz” num espaço “quente” que quer privilegiar o “diálogo e o respeito por todos”.

O caminho de 12 anos é visto como “muito positivo”, sublinha Paulo Rocha, valorizando também as histórias que protagonizaram o programa que perseguiram o “denominador comum” de “novas formas de viver hoje o Evangelho, independentemente de cargas ou hierarquias”.

O responsável reconhece um papel “central” da religião na vida das pessoas, um “sonho de mais e de transcende” sempre presente.

“O facto de ser um programa inter-religioso, com a participação de diferentes confissões religiosas pode parecer uma circunstância, mas é decisivo para que criar mais informação, conhecimento sobre as tradições religiosas e, por essa vida do conhecimento, favorecer o diálogo e o respeito pelas diferenças”, aponta.

A mudança de horário do programa permite, na visão do diretor da Agência ECCLESIA, caminhar para as “tendências radiofónicas atuais” e manter um diálogo com outras plataformas.

“É um desafio que estamos a enfrentar para que aquilo que passa nos microfones, que chega aos ouvintes, possa chegar através de imagem, de podcast, de diferentes formatos mas que vão sempre potenciar as histórias partilhadas na rádio”, assume.

Em formato vídeo, na rádio, na escrita para a agência ou também através de fotografias, Paulo Rocha assume a vontade de a “marca ECCLESIA ser vista como um todo a ser melhorado a cada dia”.

“Vamos tentando fazer cada vez melhor, de forma progressiva, contando com a criatividade de quem faz o programa. Cada dia devemos fazer diferente, melhor e potenciar todos os formatos”, finaliza.

Entre hoje e sexta-feira, pelas 22h45, o Programa Ecclesia  vai olhar para os mais de 12 anos de emissão, na Antena 1 da rádio pública.

LS

Partilhar:
Scroll to Top