Compostela/Comboios: Associação teme consequências para peregrinos de Santiago

Braga, 05 jul 2011 (Ecclesia) – A AEJ – Associação Confraria de São Tiago “Espaço Jacobeus” manifestou a sua preocupação pelo anunciado encerramento da ligação ferroviária entre Porto e Vigo (Espanha), temendo prejuízos para os peregrinos de Santiago de Compostela, na Galiza.

“A supressão desta ligação irá prejudicar os muitos peregrinos – portugueses e estrangeiros – que utilizam este serviço para regressar a Portugal após terem alcançado Santiago de Compostela”, assinala comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela AEJ.

A associação refere que em 2010 foram cerca de 8 mil os portugueses que peregrinaram a Compostela, no noroeste da Espanha.

Para Amaro Franco, presidente da AEJ, “o argumento que a CP apresenta para o encerramento desta ligação é falacioso, escondendo uma contínua política de desinvestimento na Linha do Minho, e mostrando assim um completo desrespeito pelas populações locais e seus representantes”.

A CP vai suprimir a partir de domingo a ligação ferroviária entre Porto e Vigo, justificando a decisão pelos elevados prejuízos que este serviço representa.

A empresa ferroviária nacional refere que “o défice mensal é de cerca 19 600 euros, o que corresponde a um défice anual de cerca de 235 000 euros”.

A AEJ é uma associação católica, de âmbito nacional, tendo como finalidade fomentar o culto e a peregrinação ao sepulcro do Apóstolo São Tiago em Compostela, a promoção do Caminho Português de Santiago e o seu uso.

OC

Partilhar:
Scroll to Top