Comissão de Lisboa dá conselhos para participar na Missa no Terreiro do Paço

Todos os pormenores da visita do Papa a Lisboa, no dia 11 de Maio, com particular realce para os percursos a seguir e para a missa no Terreiro do Paço (18h15), foram revelados hoje pela Comissão de Lisboa da Comissão Organizadora da Viagem Apostólica de Bento XVI.

No documento distribuído à imprensa, são apresentadas imagens finais do altar a ser instalado no Terreiro do Paço e dadas indicações sobre a melhor forma de participar na missa do Terreiro do Paço.

Todos os pormenores do altar, já com a forma definitiva, bem como o diverso equipamento, desde os assentos ao ambão, passando pela disposição das tribunas no Terreiro do Paço, foram também divulgados.

O altar, já se sabe, ficará no cais das colunas, uma estrutura oval em tons de branco e azul que após a visita papal será completamente reutilizado.

“Naturalmente este mobiliário não só tem um valor simbólico porque vai ser utilizado pelo Papa, e a decisão se vai ser atribuído a alguma Igreja, ou se ficará ao serviço de celebrações que acontecem de maneira extraordinária em momentos importantes da vida da diocese, ainda não foi tomada. Mas será reutilizado”, explicou o Pe. Mário Rui, responsável da comissão organizadora da missa papal em Lisboa.

Pedro Castro, responsável pela concepção do altar, diz que se procurou uma “estrutura muito simples”, mas que fosse “única”.

As 30 pessoas que vão receber a comunhão das mãos do Papa foram escolhidas de toda a Diocese e, como é habitualmente proposto por Roma, recebem-na de joelhos e na boca.

Percursos

À chegada, no dia 11 de Maio, Bento XVI parte do aeroporto da Portela em “papamóvel” rumo à Nunciatura Apostólica, onde pernoitará, passando pela alameda das Comunidades Portuguesas, rotunda do Relógio, avenida Gago Coutinho, avenida dos Estados Unidos da América, Entrecampos, avenida da República, Saldanha, avenida Fontes Pereira de Mello, rua Latino Coelho e avenida Luís Bívar.

Depois, o Papa seguirá em viatura fechada para Belém, onde, frente ao Mosteiro dos Jerónimos recebe as honras militares devidas aos chefes de Estado, e com o cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, fará uma visita ao mosteiro, de onde seguirá para a receção oficial do Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

Antes da Missa no Terreiro do Paço, Bento XVI viajará de “papamóvel” entre a nunciatura apostólica, na avenida Luís Bívar, e a praça do Comércio, estando visível em todo o percurso.

Num tempo estimado de meia hora, percorrerá, assim, a partir das 17:30, a avenida Luís Bívar, rua Pinheiro Chagas, avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio, rua do Ouro, rua do Comércio, praça do Município e rua do Arsenal, até ao Terreiro do Paço.

Após a missa, regressa igualmente de “papamóvel” à avenida Luís Bívar, passando pela rua da Prata, praça da Figueira, Rossio, Restauradores, avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, avenida Fontes Pereira de Melo e rua Latino Coelho.

Mais informações em www.bentoxvilisboa.com

Programa

Dia 11 – Terreiro do Paço

Das 15h30h até às 17h30

• Palco lateral para receber Convidados e Artistas;

• Animadores de Assembleia;

• Transmissão interna nos ecrãs gigantes da Animação em Palco (com realização RTP);

A partir das 17h30

• Preparar a chegada do Papa ao Terreiro do Paço;

• Acompanhamento do percurso papal através da imagem do sinal RTP;

• Animador de Assembleia dá mote à entrada de Bento XVI no Terreiro do Paço.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR