Iniciativa, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, destina-se a trabalhos de investigação científica
A Comissão da Liberdade Religiosa decidiu instituir um prémio anual a trabalhos de investigação científica na área da Liberdade Religiosa, anunciou a instituição presidida por Mário Soares.
A iniciativa tem particular incidência na aplicação deste direito em Portugal e nos países da União Europeia, sobretudo nos países em que a liberdade de consciência e a liberdade de religião não são respeitadas.
O “Prémio Liberdade Religiosa” conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
A distinção é anualmente atribuída a trabalhos na área da aplicação da liberdade religiosa, com realce para as vertentes teológica, filosófica, jurídica, sociológica.
Os trabalhos candidatos ao “Prémio Liberdade Religiosa” deverão ser recebidos, em versão electrónica e em papel, até ao dia 31 de Julho de 2010.
O prémio terá uma componente monetária, no valor de cinco mil euros e uma componente de divulgação, assegurada pela publicação do trabalho vencedor em editora à escolha da Comissão da Liberdade Religiosa.
O regulamento do concurso poderá ser consultado em www.clr.mj.pt
A Comissão da Liberdade Religiosa, criada pelo Decreto-Lei 16/2001, de 22 de Junho de 2001, é presidida actualmente por Mário Soares, antigo presidente da República.
Procura assegurar a liberdade de todas as religiões – que estão legalmente reconhecidas em Portugal – numa base de neutralidade e igualdade.