Além da dimensão desportiva, o evento promove o encontro de culturas e o desenvolvimento dos valores humanos
Começam Sexta-feira no Algarve os 61.ºs Jogos da Federação Internacional Desportiva do Ensino Católico (FISEC), dez anos depois de Lisboa ter acolhido o evento. São esperados mais de 900 jovens, com idades entre 14 e 17 anos, provenientes de diversos países da Europa, do Brasil e, pela primeira vez, da Índia.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, João Graça, Secretário-geral da FISEC, referiu que a dimensão pedagógica, social e cultural dos Jogos manifesta-se na atribuição dos prémios de «fair-play», na realização de um fórum e na troca de lembranças entre os participantes.
Desde a última Segunda-feira que uma equipa de cerca de 50 pessoas está a ultimar a preparação do evento, que decorrerá até 23 de Julho nos concelhos de Lagoa, Lagos e Portimão.
A abertura e o encerramento contarão com a participação de uma delegação de atletas olímpicos, no âmbito da comemoração do centenário do Comité Olímpico de Portugal. O presidente deste Organismo, Comandante Vicente Moura, estará presente na cerimónia final.
A organização foi confiada à Direcção Regional de Educação do Algarve. As delegações serão alojadas na Praia da Rocha (Portimão) e a alimentação ocorrerá nas escolas dos três concelhos.
A missa ao ar livre, que se celebrará a 19 de Julho, em Portimão, está a ser preparada pela diocese.
Em mensagem dirigida ao evento, o Bispo do Algarve, que integra a Comissão de Honra dos Jogos, lembrou que "é de todos reconhecida a importância do desporto na formação integral da pessoa humana, pelo cultivo de valores relevantes como a lealdade, o altruísmo, o respeito pelas regras e pelas leis, o confronto leal, o sentido da disciplina colectiva e da vida em grupo, a amizade e a solidariedade".
Na edição de 2008, realizada em Malta, os atletas portugueses conquistaram 35 medalhas – oito de ouro, 18 de prata e nove de bronze – e três prémios de «fair-play».
História e objectivos
Fundada em 1948, a FISEC é uma entidade que organiza anualmente jogos desportivos para os alunos de escolas católicas dos seus países membros.
Os objectivos da Federação, que é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional, prevêem a promoção da educação física e do desporto, assim como a organização de encontros que incluam actividades culturais e troca de experiências, tendo em vista o desenvolvimento da amizade mútua.
Além de um comité dedicado às questões desportivas, a FISEC conta com uma Comissão de Reflexão Pedagógica e Pastoral, que confere aos Jogos a configuração cristã que os distingue das outras competições.