Jornadas nacionais da Cáritas decorrem em Setúbal
A Cáritas Portuguesa promove as suas jornadas nacionais sobre «O combate à pobreza e à exclusão social pelos caminhos da inovação». A realizar entre 24 e 25 de Fevereiro, no Auditório Municipal Charlot (Setúbal), esta iniciativa pretende encontrar pistas inovadoras para que a pobreza e a exclusão social sejam eliminadas.
Para além da “indispensável vontade política e do cumprimento responsável dos deveres de cidadania, a complexidade de que, cada vez mais, se reveste qualquer estratégia de combate à pobreza e à exclusão social exige muita criatividade” – realça um comunicado da Cáritas enviado à Agência ECCLESIA.
A reflexão que será suscitada pelos peritos convidados, a juntar à dos participantes que levarão consigo muita «experiência feita», “hão-de ser contributos que reforçarão o combate às injustas desigualdades sociais que terá este ano e no espaço europeu uma particular relevância” – acentua.
Programa
24 de Fevereiro
09h00 – Abertura do Secretariado
Acolhimento e credenciação dos participantes nas Jornadas (distribuição de documentação e pastas).
10h00 – 1.ª Conferência: «Combate à pobreza no quadro da globalização» por Guilherme de Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas e do Conselho Fiscal da Cáritas Portuguesa.
10h45 – Debate: moderado pelo Secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Assistente Religioso da Cáritas Portuguesa e da Comissão Nacional Justiça e Paz, Pe. José Manuel Pereira d’Almeida.
11h45 – Pausa
12h15 – Sessão Oficial de Abertura
13h00 – Interrupção dos trabalhos.
15h00 – 2.ª Conferência: «Combate à pobreza e à exclusão social: responsabilidade colectiva e acção local» por Isabel Guerra,Docente Universitária.
15h45 – Debate: moderado pela presidente da Cáritas Diocesana da Guarda, Maria Emília Andrade.
17h00 – Interrupção dos trabalhos.
21h30 – Noite Cultural
25 de Fevereiro
09h30 – 3.ª Conferência: «Combate à pobreza e à exclusão social – o impacto das medidas públicas» – por Edmundo Martinho, presidente do Instituto de Segurança Social e Coordenador Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.
10h15 – Debate: moderado pela presidente da Cáritas Diocesana de Évora, Maria do Anjo Rosado Marques
11h00 – Pausa
11h15 – 4.ª Conferência: «Erradicar a pobreza exige inovação: que caminhos?» por Vítor Renes, assessor da Cáritas de Espanha.
12h00 – Debate: moderado pelo presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa, Eng. José Carlos Martins de Frias Gomes.
13h00 – Interrupção dos trabalhos.
14h30 – Painel: “Perspectivas de Inovação Social” com as intervenções de:
Francisco Santos – Solidariedade Social
Joaquim Franco – Comunicação Social
Maria da Conceição Zagalo – Cidadania Empresarial
Rubina Leal – Poder Local
15h30 – Debate: moderado por Manuel Vilas Boas, jornalista da TSF
16h30 – Sessão de Encerramento
Mais informações em www.caritas.pt