A restauração da colunata de Bernini, na Praça São Pedro, no Vaticano, vai estender-se durante 42 meses. Uma obra que poderá custar entre 7 a 14 milhões de euros, afirmou o secretário do Governatorato, o organismo que governa o estado da cidade do Vaticano, D. Renato Boccardo.
Durante a apresentação do projecto de restauração, na Feira de Mostras de Milão, D. Boccardo disse que o Vaticano não irá ter despesas com esta restauração, pois os custos serão cobertos por diversos patrocinadores privados.
Um patrocínio "discreto" e estudado em profundidade, "uma vez que será exibido num lugar santo, símbolo do grande abraço da Igreja Católica a toda a humanidade".
A colunata de Bernini é composta por 284 colunas simetricamente dispostas e 140 imagens de santos que coroam as duas alas da obra idealizada por Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) em 1657, quando o Papa Alexandre VII aprovou o projecto do pórtico de São Pedro.
A restauração das colunas do lado esquerdo começou há algumas semanas e estão cobertas por telas brancas publicitárias de uma companhia de electricidade e de uma companhia telefónica.
A colunata ocupa um espaço de 20 mil metros quadrados.
Redacção/Rádio Vaticano
