Iniciativa arranca esta quarta-feira com a participação de Portugal enquanto país convidado
Lisboa, 17 abr 2013 (Ecclesia) – A Paulus Editora, organismo católico ligado à Sociedade de São Paulo, é um dos agentes culturais presentes na 26.ª Feira Internacional do Livro (FILBo) que começa hoje em Bogotá, na Colômbia.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o diretor editorial da Paulus classifica a iniciativa como “um excelente momento” para “estreitar laços com o mercado” latino-americano, atualmente “muito promissor”.
O irmão Ir. Darlei Zanon destaca o facto do “novo Papa”, Francisco, ser proveniente daquela região, o que “pode trazer novidades” e a mais-valia de Portugal ser em 2013 o país convidado do certame.
“Nos últimos três anos 17 projetos da Paulus Portugal foram traduzidos e publicados na América Latina”, salienta o religioso que vai aproveitar a ocasião para “conhecer melhor a produção” literária da América Latina.
De acordo com o Instituto Camões, entidade dependente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, está é a segunda vez que a língua portuguesa está presente na FILBo, depois do convite que a organização concedeu ao Brasil no ano passado.
Com mais de três mil metros quadrados, o pavilhão português vai ser inaugurado hoje pelo presidente da República Aníbal Cavaco Silva.
A estrutura permitirá mostrar aos visitantes obras de escritores portugueses históricos e contemporâneos, alguns dos quais já bastante conhecidos na Colômbia, como Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Saramago e António Lobo Antunes.
Por outro lado, possibilitará apresentar ao público sul-americano 34 novos títulos da produção literária portuguesa, traduzidos e publicados.
No total, mais de duas dezenas de autores lusos deverão passar pelo evento, até 1 de maio, quer através da apresentação de livros quer através da participação nas múltiplas atividades que compõem o programa nacional na FILBo.
Incluídos nesse grupo estarão por exemplo o padre e poeta José Tolentino Mendonça, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, Vasco Graça Moura, José Eduardo Agualusa, Ana Luísa Amaral, Francisco José Viegas, Inês Pedrosa e Valter Hugo Mãe.
A comitiva lusa seguiu reforçada também com personalidades ligadas a diversas áreas do mundo das Artes, como o arquiteto Eduardo Souto de Moura e a fadista Raquel Tavares.
A Paulus Editora vai ficar integrada no stand da San Pablo Ediciones, uma editora colombiana que faz parte do mesmo grupo internacional que é propriedade do Instituto Missionário Pia Sociedade de São Paulo.
Fundada em Itália pelo padre Tiago Alberione, a congregação religiosa vai comemorar no próximo ano um século de existência.
JCP