Francisco visita Cartagena antes do regresso a Roma
Lisboa, 09 set 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco encerra hoje a sua visita à Colômbia na cidade de Cartagena, onde evoca a figura São Pedro Claver, jesuíta espanhol que se distinguiu na defesa da dignidade dos escravos vindos de África.
A chegada a esta localidade está prevista para as 10h00 locais (16h00 em Lisboa); o Papa vai abençoar a primeira pedra de casas para os sem-abrigo e da obra ‘Talitha Qum’ (que atende crianças e adolescentes com alto risco de vulnerabilidade), antes do ângelus diante da igreja de São Pedro Claver.
Francisco vai visitar a Casa Santuário do religioso, falecido em Cartagena, em 1654, aos 73 anos de idade.
A última celebração da 20ª viagem internacional do pontificado, iniciada na quarta-feira, é a Missa na área do Porto de Contecar; o regresso a Roma começa na tarde de domingo, estando a chegada à capital italiana prevista para as 12h40 (menos uma em Lisboa) de segunda-feira.
Pedro Claver nasceu em Verdú (Espanha), a26 de junho de 1580; foi enviado como missionário para Nova Granada e ordenado sacerdote em Cartagena, em 1616.
O religioso jesuíta manifestou a sua oposição à escravidão institucionalizada, tornando-se um protetor da população negra.
OC