Colômbia: Bispos e vítimas da guerra civil participam em conversações de paz

Lisboa, 19 ago 2014 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal da Colômbia, as Nações Unidas e a Universidade Nacional Colombiana anunciaram os nomes das primeiras 12 vítimas do conflito entre as FARC e o Estado que vão participar no encontro de paz em Cuba.

“Segundo os acordos entre o Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) está prevista a participação uma delegação de vítimas do conflito, num total de 60 pessoas, no diálogo que pretende colocar fim a décadas de guerra civil no país”, explica a Agência Fides.

A Conferência Episcopal Colombiana (CEC) revela que, segundo o coordenador das Nações Unidas na Colômbia, Fabrizio Hochschild, “a seleção das vítimas foi efetuada segundo os autores da violência, os crimes sofridos e sua proveniência, para incluir as várias áreas do país”.

A delegação viajou para Havana, a capital de Cuba, acompanhada pelo presidente da CEC e arcebispo de Tunja, D. Luis Augusto Castro Quiroga, e pelo secretário da Comissão de reconciliação nacional, o padre Dario Echeverri Gonzalez.

Fides/CB

Partilhar:
Scroll to Top