Coimbra, 22 out 2013 (Ecclesia) – Cerca de 160 pessoas celebraram o Dia Vicentino Diocesano de Coimbra, este domingo, no qual foram convidados à oração e a não esquecerem os pobres.
A iniciativa começou com a celebração da eucaristia onde 12 novas vicentinas fizeram o seu compromisso público, refere um comunicado recebido hoje pela Agência ECCLESIA.
‘Beato Frederico Ozanam, à luz do concílio Vaticano II, no bicentenário do seu nascimento: desafios!’ foi o tema da conferência inserida nas celebrações dos 200 anos do nascimento do fundador das conferências São Vicente de Paulo.
O conferencista Armindo Monteiro desafiou os cerca de 160 vicentinos a nunca esquecerem os pobres e assinalou que Frederico Ozanam era um “homem democrático, integrado socialmente, que procurou envolver o mundo numa rede de caridade, pois sabia que a pobreza era um mal planetário”.
“Uma paróquia que tenha uma Conferência está mais preparada e tranquila e torna-se mais competente”, acrescentou o padre Orlando Martins, pároco da Lousã onde existem três Conferências, cuja experiência vicentina começou enquanto seminarista em Ílhavo, passando depois pelos Estados Unidos.
CB