Coimbra: Sínodo dos Jovens lança questionário para saber o que geração pensa da Igreja e do mundo em que vive

Inquérito vai ficar disponível através de um link nas redes sociais do projeto

Foto: Serviço Diocesano da Juventude – Coimbra

Coimbra, 21 mai 2025 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude (SDJ) de Coimbra anunciou hoje que o Sínodo dos Jovens (SJ) da diocese lançou um questionário para perceber o que a geração pensa sobre o contexto mundial e eclesial.

“Recolher informação sobre a vida dos jovens, o que pensam da Igreja e do mundo em que vivem” são “os objetivos centrais” do inquérito divulgado no dia 8 de maio, no Colégio Rainha Santa Isabel (CRSI), em Coimbra, informa o SDJ de Coimbra.

O questionário ficará posteriormente disponível através de um link nas redes sociais do Sínodo dos Jovens (Facebook e Instagram) e em todas as paróquias da Diocese de Coimbra.

O coordenador do Sínodo dos Jovens, Francisco Malva, revelou que “a equipa irá disponibilizar uma proposta de atividade para as catequeses e grupos de jovens para a apresentação do Sínodo e incentivo à participação, através do preenchimento do questionário”.

O responsável assegura que a equipa do SJ estará disponível, através de contacto e mediante disponibilidade de todos, para se deslocar aos grupos de jovens para apresentar o projeto.

Segundo o Serviço Diocesano da Juventude, “’Todos, todos, todos’ os jovens são convocados a participar no Sínodo, de modo a poderem contribuir para a construção de uma Igreja cada vez mais inclusiva, aberta e disponível”.

A Diocese de Coimbra apresentou o projeto do Sínodo dos Jovens no dia 13 de outubro de 2024, uma iniciativa que partiu do bispo diocesano, inspirado no Sínodo dos Bispos.

Alunos, professores e direção do colégio, representada pela Irmã Otília, D. Virgílio Antunes, bispo da Diocese de Coimbra, Pedro Carvalho, coordenador do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e alguns membros do SJ estiveram presentes na primeira etapa de lançamento do Sínodo.

LJ/OC

Coimbra: Diocese apresenta Sínodo dos Jovens que quer «escutar todos»

Partilhar:
Scroll to Top