Coimbra: Serviço da Juventude propõe caminhada de Advento com roupagem jovem

Coimbra, 29 nov 2025 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra propõe uma caminhada de Advento com roupagem jovem e para os jovens.

Seja em grupo ou individualmente, ‘No Espírito, um Caminho de Vida’ é o tema deste caminho, cuja bússola são os Evangelhos dominicais e o Plano Pastoral da Diocese de Coimbra, para o triénio 2025-2028, que tem como lema ‘No Espírito de Cristo está toda a nossa vida»’, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Filipa Ferreira, membro da equipa que elaborou esta proposta de caminhada, revela que “a construção desta campanha levou sensivelmente um mês”.

A conceção de toda a metodologia da campanha foi idealizada por uma equipa composta por quatro pessoas: José João, Sónia Barros, Beatriz Pires e Filipa Ferreira. “O entusiasmo e o sentido de missão falaram mais alto. Quando se trabalha “no Espírito”, tudo se torna possível, sendo precisamente esta a motivação que nos guiou”, assegura Filipa Ferreira.

Ao longo de quatro semanas vão existir quatro motes. Primeiramente, “Na Comunidade, como Casa”, depois “Palavra, como Revelação”, seguindo-se “Eucaristia, como Alimento” e culminando com “Mundo, como Missão”. Semana após semana, individualmente ou em grupo, os temas vão ser refletidos com recurso a um dinamismo inicial, designado como “quebra-gelo”, seguindo-se a proposta da leitura do Evangelho do respetivo Domingo.

Depois está previsto um momento de reflexão, com a proposta de uma música e algumas linhas de pensamento. Seguem-se tópicos para o desenvolvimento da reflexão, que mais não são do que algumas questões que levam a um questionamento interior e a uma partilha de grupo. Por fim, é proposto um momento de oração, onde é sugerida uma música e é apresentada uma oração, para no fim ser apresentado um desafio para concretizar ao longo da semana.

A equipa que desenvolveu esta proposta da Campanha de Advento acredita que a chave do sucesso está na “simplicidade com que se fala ao coração dos jovens e na verdade do caminho que se propõe”, garante Filipa Ferreira, que afirma ainda que esta caminhada “não se trata apenas de atividades, mas de uma experiência espiritual, onde cada jovem é convidado a encontrar-se com Cristo e a deixar-se conduzir pelo Espírito”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top