Coimbra: Santuário do Senhor da Serra recebe relíquias de Santa Margarida Maria de Alacoque

Santa Margarida Maria Alacoque é a santa francesa que está relacionada com as origens e a história da moderna devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ela foi o instrumento de que Deus se serviu para incentivar no século XVII e seguintes a união ao seu amor de Pai, revelado pelo Filho Jesus Cristo, simbolizado no seu coração rasgado, por nós, na Cruz.

Em todas as igrejas existe uma imagem de grande devoção popular de Cristo mostrando o seu coração inflamado de amor pelos homens convidando-os a virem a Ele.

Foi em Paray le Monial, que esta freira visitandina recebeu as aparições de Jesus e a partir dali se tornou a mensageira para o mundo desta devoção. São Cláudio de la Colombière, padre jesuíta, foi o seu director espiritual, que a ajudou a penetrar no sentido profundo das suas experiências.

Morreu no dia 17 de Outubro de 1690, foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV.

As relíquias vieram a Portugal por ocasião do cinquentenário do monumento ao Cristo Rei, em Lisboa, que é um monumento ao Sagrado Coração de Jesus, e algumas paróquias e santuários manifestaram o interesse de as receberem também.

O Santuário do Senhor da Serra, em Semide, será o primeiro a recebê-las no dia 16 de Junho, às 16.00h e haverá um programa ininterrupto, durante as 20 horas, que as relíquias ali estarão. Pelas 21.00h, haverá um serão de misericórdia, onde será celebrado o sacramento da penitência e depois, rezar-se-á pelos doentes, através de grupos de intercessão, celebrando-se o sacramento da unção dos doentes. Haverá uma celebração de bênção pelas famílias e a consagração das famílias ao sagrado Coração de Jesus.

Vários grupos se preparam para irem em peregrinação ao Divino Senhor da Serra neste dia. Depois do Senhor da Serra as relíquias passarão ainda por Cantanhede, (dia 17 a partir das 11h) e depois pelo Seminário do Coração de Jesus ( Dehonianos) ( dia 18 de Junho).

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top