A nova comunidade cristã da cidade de Coimbra – Reitoria de São João Baptista – recebe, segunda-feira próxima, 25 de Janeiro, um encontro ecuménico, fechando esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que teve início dia 18 de Janeiro.
O P. Jorge Santos, pároco desta nova comunidade cristã, diz que “a porta da Igreja de São João Baptista está aberta a todos os cristãos que desejarem reunir-se em Oração pela Unidade de todos os Cristãos”. “É com muita alegria que esta comunidade recebe este momento de reflexão e oração por todos os cristãos”, afirmou, sublinhando que “vamos, em conjunto e unidos pela fé, orar para que todos os cristãos possam penetrar mais profundamente no mistério da maravilhosa revelação de Deus que nos é apresentada na Sagrada Escritura. Vamos pedir ao Espírito Santo que nos ilumine e ajude a reflectir e a compreender melhor a Palavra de Deus. Vamos interceder ao Pai que nos oriente na nossa jornada comum de fé, para nos reunirmos de novo, como irmãos, ao redor da única mesa do Senhor”.
“Vós sois testemunhas destas coisas” (Lc 24,48) foi o tema orientador para o Oitavário deste ano que o Papa salientou como uma reflexão necessária para o “anúncio eficaz do Evangelho no mundo.” “Como poderá o mundo, que ainda não conhece o Senhor, dar crédito às palavras de testemunhas d’Ele divididas, se não mesmo opostas entre si? Por isso, é muito importante que os cristãos cresçam na profissão comum da fé e no testemunho de Jesus Cristo”, disse Bento XVI.
O Papa sublinhou também a importância da “Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação” para o diálogo entre luteranos e católicos, que em 2009 completou o seu 10.º aniversário.
Assim, este ano, os grupos ecuménicos convidam “a ler em voz alta todo o capítulo 24 de Lucas”. E fundamentam: “a pregação, a acção de graças, a intercessão e a celebração por termos sido enviados em nome do mesmo evangelho podem ser plenamente desenvolvidas. Isso levará a uma apreciação da ressurreição de Cristo como fonte de comunhão eclesial, de envio para a missão, do laço intrínseco entre missão e unidade e, portanto, da contínua necessidade de renovar o nosso compromisso com a unidade cristã”.
A semana da oração pela Unidade dos Cristão, na diocese de Coimbra, decorreu nas datas e templos seguintes: 18 de Janeiro – Igreja Presbiteriana da Figueira da Foz; 19 de Janeiro – Igreja Católica de Cantanhede; 20 de Janeiro – Igreja Católica de Arazede; 21 de Janeiro – Igreja Católica de Alhadas; 22 de Janeiro – Igreja Católica de Portomar, encerrando, dia 25 de Janeiro (21h00), na Igreja Católica de São João Baptista de Coimbra.