Coimbra, 13 mai 2020 (Ecclesia) – As comunidades cristãs do norte da cidade de Coimbra vão realizar hoje uma procissão «móvel» de Nossa Senhora de Fátima.
À semelhança do que aconteceu na visita pascal, dado o necessário confinamento e distanciamento social, estas comunidades católicas vão levar “a todos a possibilidade” de venerar a imagem Nossa Senhora de Fátima que “vai percorrer, entre as 21h00 e as 23h00, as principais artérias, em carro próprio”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Sem sair de casa, evitando aglomerações, todos podem nas devidas condições de segurança louvar a Virgem Mãe” que vai visitar as comunidades (Reitoria da Pedrulha e Capelanias do Loreto, Brinca, Monte Formoso e Centro Pastoral Irmã Lúcia) nesta hora “difícil de sofrimento pela pandemia e pelas suas consequências sociais e económicas”, lê-se.
Em sinal festivo, “todos são convidados” a colocar, “à noite, uma vela à janela, para melhor acolher a «Procissão móvel», bem como um grande terço, construído com materiais reciclados, numa proposta que envolveu as crianças e adolescentes da catequese, o grupo de jovens local e os agrupamentos escutistas”, realça a nota.
A procissão vai ser transmitida em direto, via Facebook, para que “todos possam melhor acompanhar” e contará com uma “aparelhagem sonora que transmitirá cânticos de Fátima”.
LFS