Coimbra presta homenagem à Rainha Santa

Procissão penitencial esta Quinta-feira, nas ruas de Coimbra

Ao longo desta semana, Coimbra presta homenagem à Rainha Santa Isabel.

Esta quinta-feira, 8 de Julho, a partir das 17h00, tem lugar a chamada “procissão penitencial”, proporcionando aos cristãos a oportunidade de cumprirem as suas promessas à Rainha Santa. No largo da Portagem, o Padre Doutor António Jesus Ramos fará a saudação à Rainha Santa.

Domingo, 11 de Julho, realizar-se-á a chamada “procissão solene”, com início marcado para as 17h00, sob a presidência do Bispo de Coimbra. Este acto litúrgico será de louvor, nela podendo participar todas as associações da Igreja. Esta manifestação de fé, tem início na igreja da Graça, na Rua da Sofia, até à igreja do Convento de Santa Clara-a-Nova.

Entretanto, o dia 4 de Julho, o dia da padroeira, teve como ponto alto a celebração da eucaristia solene dedicada à Rainha Santa e o tríduo de preparação que antecede sempre esta efeméride, actos presididos por D. Albino Cleto. Na sua homilia, o prelado da diocese caracterizou a Rainha Santa como modelo de paz e de amor. “O amor de esposa, o amor de mãe terá levado a Rainha Santa a proclamar a verdade, convertendo o coração do seu marido e do seu filho”, realçou o Bispo de Coimbra perante centenas de fiéis. “O amor é quem ganha batalhas”, salientou ainda o Pastor da diocese.

Sobre a paz, D. Albino Cleto apontou como modelo a Rainha Santa que nunca abdicou da oração e da penitência. “Que foi fazer a Rainha Santa a Santiago de Compostela, vestida de mendiga?”, interrogou o prelado, para de seguida, responder que foi “pedir a paz”. “À semelhança da Rainha, também nós, temos que pedir a paz para a nossa cidade, para as famílias atingidas pelo desemprego, pela doença, pelo álcool, pela droga”, concluiu o prelado.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR