Coimbra: Pastoral das vocações inicia ciclo de vigílias

O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, presidiu, dia 23 de Janeiro, na Igreja Matriz de Tábua, ao início do Ciclo de Vigílias de Oração, que vai percorrer as regiões pastorais da diocese.

Perante uma assembleia bastante numerosa e jovem, o prelado exortou os presentes “a fazerem daquela oração nocturna uma experiência profunda de encontro com Cristo Ressuscitado”. E acrescentou “que o nosso coração se encha de alegria pascal porque Deus chama os de coração humilde!”.

Aos Jovens, partilhando com eles a Palavra e a sua história vocacional, o Pastor diocesano interpelou-os, dizendo: “Procurai escutar no mais profundo do vosso coração a voz de Cristo, deixai que Ele sare o que vos magoa ou assusta. Deixai que a Sua luz dissipe a escuridão que possa haver em vossas vidas e enchei-vos da coragem do evangelho. Não tenhais medo!” E acrescentou: “Rezamos nesta noite para pedir Santos! A Igreja de Coimbra precisa de Santos, de corações grandes! quando Deus mexe no coração dos homens tudo se transforma…a Igreja precisa de gente a quem Deus tirou o medo. Pessoas que sem medo dos homens se apaixonam por Jesus ao ponto de Lhe dizerem: “Senhor, se quiseres morrerei por Ti” tal como os Apóstolos. E esse ou essa que a Igreja precisa és Tu!”

Antes de se concluir a vigília, os padres responsáveis pela Unidade Pastoral apresentaram ao Pastor Diocesano os animadores vocacionais da Unidade Pastoral de Tábua, um por cada lugar das comunidades cristãs, que acolhendo-os, com eles os consagrou a Maria nesta missão. D. Albino confiou-lhes o Icone-peregrino de Maria e “enviou-os para que sejam nas comunidades a que pertencem um estímulo à oração, à reflexão e também à capacidade de interpelar jovens ou adultos que queiram descobrir com verdade, alegria e seriedade a vocação-missão que Deus lhes reserva”.

Estes animadores de Tábua já têm delineado um percurso de animação orante destas comunidades que agora começa e concluirá em Fevereiro de 2011. A Equipa Diocesana da Pastoral das Vocações, de um modo particular o núcleo responsável pela Região Nordeste, continuará até Junho a desenvolver algumas actividades com os adolescentes e os jovens.

O ciclo de vigílias regressa dia 27 de Fevereiro, na Região Sul da diocese, paróquia de Chão de Couce, onde se aguarda também uma numerosa assembleia para “em clima festivo de Partilha da Palavra, silêncio e Adoração Eucarística celebrar com o Bispo Diocesano o dom e a alegria da vocação”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top