Coimbra: Paróquia de São João Baptista promove Células Paroquias de Evangelização

Encontro vai contar com a presença de teólogo canadiano

Coimbra, 28 mar 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra vai apresentar entre hoje e amanhã um sistema de células paroquiais de evangelização (CPE) com a presença do padre Mario St- Pierre, teólogo e pastoralista.

“Com o seu efeito multiplicador, as células são a Igreja em crescimento e aqui a palavra ganha toda a sua dimensão; crescimento qualitativo da vida dos discípulos e crescimento quantitativo pela multiplicação das células, e com elas, o crescimento do número dos participantes na assembleia dominical paroquial”, porque o “crescimento faz parte do ADN da Igreja desde o início”, explicita uma nota de apresentação da iniciativa enviada à Agência ECCLESIA.

O padre Mario St-Pierre, natural do Quebeque, Canadá, é “um especialista no documento de Aparecida, Brasil, que viu desde o princípio nas células de a evangelização um bom método para formar discípulos missionários tal como é dito nesse documento e depois retomado pelo Papa Francisco na encíclica ‘A Alegria do Evangelho’”, refere o comunicado.

As CPE partem da reflexão da Conferência de Aparecida, que decorreu no Brasil em 2005 “sobre a identidade e a renovação da Igreja no aspeto do discipulado articulado com o da missão”, onde os bispos presentes na conferência centraram toda a reflexão sobre o que é a Igreja e a sua identidade definindo-a como “uma comunidade dos discípulos de Jesus que são enviados por Ele em missão, não havendo pois um momento em que se é discípulo e outro momento em que, feita a formação do discípulo, se envia em missão”.

“As células paroquiais de evangelização articulam muito bem este ser discípulo e missionário ao mesmo tempo, além disso, fazem aparecer constantemente novos líderes pelo reconhecimento do potencial missionário dos leigos e o seu desdobramento contínuo, pois as células para se multiplicarem precisam de líderes que acompanhem e formem outros”, revela a organização.

As CPE foram conhecidas em Coimbra em 2008 e desde então o interesse tem aumentado sendo que atualmente existem “cerca de 40 leigos que se reúnem em células e evangelizam quotidianamente, fazendo até então uma experiência extraordinária de aprender o que é ser discípulo de Cristo e missionário”.

“Alguns deles vão mesmo de porta em porta, mas o que é pedido a cada um é a evangelização da sua rede de relações quotidianas, o «oikos» para que em cada ano cada célula se multiplique por duas e cada ano duplique o número de discípulos em células e a fazer crescer a paróquia”, acrescenta a nota.

O sistema de células paroquiais de evangelização (CPE) foi criado na Europa em 1985 pelo padre Pigi Perini da paróquia de Santo Eustórgio em Milão e foi reconhecido pelo Conselho Pontifício para os Leigos em 29 de maio de 2009 em Roma.

Em Coimbra a Paróquia de São João Baptista vai acolher hoje  um encontro “destinado aos padres”, ficando o sábado reservado aos leigos, que desde as 10h00 até às 17h30 “ são convidados a fazer parte desta reflexão, mediante inscrição”.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top