Coimbra, 23 fev 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra tem um “novo” Serviço Diocesano da Juventude (SDJ) que vai congregar a pastoral dos jovens.
O novo SDJ nasce para organizar e articular a pastoral dos jovens na Diocese, congregando serviços e movimentos no mesmo caminho, centrando-se nos jovens dos 15 aos 30 anos e o objetivo é alinhar no mesmo sentido serviços que já existiam, nomeadamente o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, Serviço Pastoral do Ensino Superior, Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese (9º e 10 anos) e Educação Moral e Religiosa Católica (9º ano e Secundário), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Este novo organismo está a funcionar desde janeiro deste ano e tem como coordenador geral Hugo Monteiro e como assistente espiritual o padre Nuno Santos.
“Um dos objetivos principais é trazer movimentos juvenis como o Corpo Nacional de Escutas ou os Convívios Fraternos para este percurso conjunto, para que todos os jovens sintam que têm espaço nesta Igreja que se entusiasma e se organiza para responder a todos os dons, a todas as formas de ser e de fazer, a todos os organismos, projetos e iniciativas”.
Com o SDJ, vão, também, surgir, os Serviços Locais da Juventude (SLJ), em cada Unidade Pastoral, para que a juventude se “sinta ouvida em todos os cantos da diocese e para que as ideias e propostas locais possam ser integradas e ampliadas”, realça a nota.
O Serviço Diocesano da Juventude assume ainda um papel de “dinamizador de atividades que reúnam e ajudem a celebrar, destacando-se a missa semanal (todos os domingos, às 19h00, na Sé Velha de Coimbra), tempos de oração, caminhadas espirituais, momentos e percursos de formação, concertos, encontros ou ações de voluntariado e a organização do Sínodo dos Jovens.
A sede física do SDJ é no Instituto Universitário Justiça e Paz, no piso 0, mas já é possível, também, encontrá-lo, online, nas redes sociais do Serviço Diocesano da Juventude.
LFS