Coimbra: Jantar do Fundo Solidário Next celebra 15 anos de projeto de apoio a estudantes carenciados do Ensino Superior

Diocese de Coimbra acolheu durante estes dias conjunto de iniciativas, entre elas a inauguração de uma exposição de pintura e um encontro no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Foto: Diocese de Coimbra, Jantar Solidário do Fundo Solidário Next

Coimbra, 22 mai 2025 (Ecclesia) – O Fundo Solidário Next, projeto do Instituto Universitário Justiça e Paz, celebrou o 15ºaniversário com um jantar, na passada quinta-feira, nas cantinas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC-IPC), em São Martinho do Bispo, Coimbra.

“O jantar contou com a presença de mais de 160 pessoas e foi a oportunidade de celebrarmos os 15 anos deste projeto de apoio a estudantes carenciados do Ensino Superior”, pode ler-se na nota da Diocese de Coimbra enviada à Agência ECCLESIA.

A iniciativa contou com a participação da Tuna Académica da ESTeSC e com a presença de vários amigos dos fundo e personalidades da cidade.

O Fundo Solidário NEXT é um projeto coordenado pelo Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), em parceria com diversas entidades da cidade de Coimbra, que visa apoiar estudantes do ensino superior com dificuldades económicas na prossecução dos seus estudos, para promover o aproveitamento académico e combater o abandono escolar.

Segundo a Diocese de Coimbra, este projeto, ao longo de 15 anos, tem procurado “que ninguém fique para trás”, “que ninguém deixe de ser apoiado quando há empenho nos estudos”.

“Por ano há mais de 100 pedidos, dos quais se acompanha e apoia mais de 60 estudantes. Por ano o apoio é superior a 10 mil euros. Desde a criação deste fundo houve mais 200 mil euros em ajudas, mais de 1500 pedidos e mais de 1000 alunos apoiados”, informa.

O trabalho em rede é, segundo a nota, o mais importante, especialmente com os Parceiros Nucleares: Os Serviços de Ação Social (SAS) e a Provedora do Estudante da Universidade de Coimbra, os SAS e o Provedor do Estudante do Instituto Politécnico de Coimbra; o SAS e Provedor da Esc Superior de Enfermagem (agora em transição para a UC); o Centro de Acolhimento João Paulo II e a Cáritas Diocesana.

Além desta, a Diocese de Coimbra acolheu nos últimos dias outras iniciativas, como o 3ºencontro do itinerário “As entrelinhas nos textos de Lucas”, da Capelania da Universidade de Coimbra, que procura juntar espiritualidade e cultura em Ano Jubilar, que teve lugar na Capela de São Miguel, no dia 15 de maio.

“O tema desta 3 sessão foi sobre o Filho pródigo. Neste encontro, foi possível aprofundar o sentido das palavras e da espiritualidade presente nesta famosa parábola conta por Jesus e registada pelo evangelista Lucas”, refere a diocese.

No dia seguinte, o Seminário de Coimbra inaugurou uma exposição de pintura intitulada “Caminhos de Fé”, da autoria de José Perales, que estará exposta até 11 de junho num dos corredores.

“São pinturas que retratam santos e figuras bíblicas e que registam um estilo e uma forma de comunicar a fé. A abertura desta exposição terminou com um pequeno concerto de piano e voz, com o José Perales e a Carolina Morán”, indica a diocese.

Foto: Diocese de Coimbra, Exposição ‘A Fábrica das Sombras’, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

No mesmo dia, o Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura promoveu mais um encontro que concretiza mais uma etapa do Passaporte Cultural-espiritual, um itinerário que propõe, até julho de 2025, participar numa iniciativa para viver ou refletir sobre as “bem-aventuranças da noite”.

“Desta vez, o encontro decorreu no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova para uma visita mediada à exposição ‘A Fábrica das Sombras’”, explica a Diocese de Coimbra, que dá conta que se trata de “um conjunto de 13 peças da dupla canadiana Janet Cardiff e George Bures Miller” que “convidam a um percurso sensorial, sobretudo visual e auditivo, muitas vezes interativo, pelo seu trabalho”.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top