Coimbra: Irmãs da Rainha Santa Isabel registam aumento de pedidos de alimentos

As Irmãs da Confraria da Rainha Santa Isabel, pelo 18.º ano consecutivo, realizaram no passado dia 3 de Julho, nos claustros do Convento de Santa Clara-a-Nova a distribuição de alimentos a cerca de 300 famílias das paróquias de Coimbra.

A presidente das Irmãs da Rainha Santa Isabel, Manuela Carvalhão agradeceu a todos quantos com elas colaboraram para levar uma vez mais esta acção em prol dos mais necessitados. Apesar, de ser um gesto simbólico que tem por objectivo recordar os gestos de caridade da Rainha Santa Isabel, Manuela Carvalhão alertou que o aumento de famílias carenciadas, em Coimbra, está a aumentar. De facto, são muitos os pedidos de ajuda que chegam à mesa da Confraria Santa Isabel que, por vezes, são reencaminhados para as Conferências Vicentinas.

O Padre António Sousa, capelão da Confraria Rainha Santa Isabel, alertou na oração de graças, que antecedeu à entrega dos alimentos, para a necessidade de praticar a caridade, ajudando os nossos irmãos que mais necessitam. Para o Padre António Sousa, a caridade não se resume só nesta iniciativa ou na participação eucarística, mas também, na visita aos doentes, numa palavra amiga, num gesto de carinho para com o próximo. “As atitudes dos cristãos devem ser atitudes de humildade”, sem procurar dar muito nas vistas, à semelhança da Rainha Santa Isabel, que nunca procurou louros, explicou o pároco de Santa Clara.

As famílias carenciadas que receberam ajuda são na sua maioria constituídas por idosos e pessoas desempregadas, que foram indicadas pelas respectivas Conferências Vicentinas ou paróquias. Os 300 sacos que foram entregues às vicentinas, que por sua vez, farão chegarem aos mais necessitados, são constituídos pelos seguintes alimentos: bacalhau, azeite, óleo, massa, arroz, açúcar, enlatados, bolachas, etc.

Miguel Cotrim

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top