Lisboa, 11 mai 2011 (Ecclesia) – A localidade de Tábua (Coimbra) vai acolher, hoje, o Fórum «Família, Criança e Comunidade» integrado na segunda Festa das Famílias.
Uma parceria entre a Câmara Municipal, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e a Unidade Pastoral de Tábua que pretende envolver pais, “educadores e outras pessoas interessadas, no debate de um tema social central ligado à Família, no contexto de crise atual” – lê-se no comunicado de imprensa.
Este Fórum irá decorrer a partir das 15h00 no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, constando de três painéis que incidirão sobre as três palavras do tema: Criança, Família e Comunidade.
No primeiro painel far-se-á reflexões sobre: “Sistema de Proteção – A Criança enquanto Sujeito de Direito”, “Sinalizar – Uma forma de proteger”, “O Direito da Criança à Família e à Comunidade – O Contributo da Lei e dos Tribunais” que serão explanados pelo presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens, Juiz Armando Leandro; Fátima Duarte, Técnica de Acompanhamento às CPCJ do Distrito de Coimbra e Lisboa e Rui do Carmo, Procurador da República em Coimbra.
No segundo, mais centrado na temática da família, irá refletir-se sobre “Violência Familiar – Que Intervenção?”, “A Relação Escola / Família” e “O Compromisso da Saúde na Intervenção Local” que terá como oradores a Generosa Morais, membro da Equipa de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra; Paula Bento, Professora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e José António Coimbra, Enfermeiro
Para terminar, será debatida a importância da Comunidade numa intervenção social a favor da Criança e da Família e D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa, é o orador convidado a apresentar “Um Olhar Sobre a Sociedade Atual”.
LFS