D. Virgílio Antunes propôs «avaliação global» do Plano Pastoral anterior, antes de escrever um novo
Coimbra, 25 set 2016 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra convocou todos que “trabalham ativamente” na ação pastoral da diocese para a ‘Festa do Compromisso’ que marca a abertura solene do novo ano pastoral, este domingo, dia 25 de setembro, na Sé Nova.
“Façamos caminho juntos e conduzidos pelo Bom Pastor. Como Igreja em saída, abertos à renovação que o Espírito Santo continuamente nos propõe, queremos corresponder com alegria, entusiasmo e disponibilidade”, escreveu D. Virgílio Antunes numa carta enviada a todos os padres da diocese
No documento enviado à Agência ECCLESIA, o prelado “agradece” aos sacerdotes e a todos cristãos comprometidos que “reservem a tarde” do domingo 25 de setembro para a Festa do Compromisso, cuja oração vai ser recitada na Eucaristia às 17h00 na Sé Nova.
O bispo de Coimbra propôs que também à diocese uma “avaliação global” da aplicação do Plano Pastoral dos últimos três anos para elaborarem um novo programa para o próximo triénio.
“Na fidelidade ao Concílio Vaticano II, usaremos uma metodologia de reflexão que nos ajude a caminhar como Igreja sinodal, na qual todos são chamados a avaliar, propor, agir e dar o seu contributo para a edificação da comunidade cristã”, explicou D. Virgílio Antunes.
O programa para a Festa do Compromisso sugere, antes da Missa, uma assembleia diocesana dividida por setores que começa às 14h30, de 25 de setembro.
A Pastoral Profética – catequistas da infância, juventude e adultos, animadores de grupos de jovens – vai reunir no cineteatro do Colégio de São Teotónio – catequistas da infância, juventude e adultos, animadores de grupos de jovens.
O salão do Instituto Justiça e Paz vai congregar os dirigentes do Corpo Nacional de Escutas e outros movimentos juvenis, os professores de Educação Moral e Religiosa Católica, as equipas de pastoral familiar, de animação pastoral, entre outros.
A Pastoral Litúrgica também vai dividir-se em dois grupos: Os grupos/movimentos de oração e espiritualidade encontram-se no salão paroquial da Sé Velha e os ministros extraordinários da comunhão, leitores, acólitos, sacristãos, entre outros, reúnem no salão de São Tomás, no Seminário Maior.
Por sua vez os agentes da Pastoral sociocaritativa – IPSS; Santas Casas da Misericórdia, conferências vicentinas – no salão paroquial da Sé Nova da Diocese de Coimbra.
CB