Coimbra: Faleceu o padre Manuel Pinto Caetano

Coimbra, 13 dez 2024 (Ecclesia) – O padre Manuel Pinto Caetano faleceu aos 81 anos de idade, esta quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2024, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, o funeral realiza-se hoje na igreja paroquial do Colmeal, informa a Diocese de Coimbra.

“Enquanto damos Graças a Deus pelo ministério presbiteral do padre Manuel Pinto Caetano, rezamos pelo seu eterno descanso junto do Senhor da Vida e, unimo-nos aos seus familiares, bem como a estas comunidades paroquiais a quem ele dedicou a sua vida e ministério”, escreve o vigário-geral da Diocese de Coimbra, o padre Manuel Ferrão, na nota de falecimento enviada à Agência ECCLESIA.

A Diocese de Coimbra informa que o funeral do padre Manuel Pinto Caetano realiza-se hoje, sexta-feira, dia 13 de dezembro, pelas 15h00, na igreja paroquial do Colmeal, presidido pelo bispo diocesano, D. Virgílio Antunes, “ficando o seu corpo sepultado no cemitério local”.

O padre Manuel Pinto Caetano, que faleceu aos 81 anos de idade, no dia 12 de dezembro, foi dispensado dos serviços pastorais em julho de 2021, passando a residir, “junto da sua família”, no Colmeal, e, em setembro deste ano, foi acolhido no Lar da Cáritas, em Pombeiro da Beira.

Manuel Pinto Caetano nasceu em Caria, Belmonte (Diocese da Guarda), no dia 28 de outubro de 1943, e foi ordenado presbítero no dia 19 de abril de 1968, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Com a autorização do seu superior nos Franciscanos Capuchinhos foi “admitido temporariamente no serviço pastoral” da Diocese de Coimbra, em 1976, e foi nomeado pároco de Colmeal, em 1977, pároco de Pessegueiro e de Cadafaz, e saiu em 1982.

O padre Manuel Pinto Caetano regressou à Diocese de Coimbra em fevereiro de 1998, foi nomeado pároco de Lorvão e pároco de Figueira de Lorvão e de Sazes, em setembro de 1999; foi também o defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico da Diocese de Coimbra, de fevereiro de 1999 a janeiro de 2013.

Entre novembro de 2002 e janeiro de 2018, o sacerdote diocesano foi nomeado pároco de diversas comunidades na Diocese de Coimbra: Beco, Ferreira do Zêzere e Igreja Nova; de Chãos e Areias, e arcipreste de Ferreira do Zêzere, em outubro de 2003; de Pias; de Paio Mendes e de Dornes; de Águas Belas; de São Pedro de Alva, São Paio do Mondego, Oliveira do Mondego, Paradela da Cortiça e Travanca do Mondego; de Friúmes.

O padre Manuel Pinto Caetano, que foi incardinado na Diocese de Coimbra no dia 26 de abril de 2005, também foi capelão militar em Angola, e, enquanto Capuchinho, pároco na Baixa da Banheira (Diocese de Setúbal).

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top