Coimbra: Faleceu o padre António Manuel Neto Samelo

Foto: Diocese de Coimbra

Coimbra, 26 nov 2024 (Ecclesia) – O padre António Manuel Neto Samelo, da Diocese de Coimbra, faleceu na noite de domingo, aos 69 anos, no Hospital de Cantanhede, onde estava internado na Unidade de Cuidados Paliativos.

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, preside ao funeral, que acontece esta quarta-feira, pelas 11h30, na igreja paroquial de Covões, em Cantanhede, adianta o vigário-geral da diocese, padre Manuel Ferrão

O corpo do sacerdote é cremado pelas 14h no Crematório de Taveiro, em Coimbra, e as cinzas são depositadas no jazigo dos pais, no cemitério de Covões, na quinta-feira, pelas 11h.

O padre António Samelo nasceu a 4 de dezembro de 1954, na freguesia de Covões, em Cantanhede, e, depois de frequentar os Seminários Diocesanos e concluir o Curso de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, foi ordenado presbítero.

A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 2 de setembro de 1979, aos 24 anos, na paróquia natal, presidida por D. António Santos, que era bispo auxiliar de Aveiro, por impossibilidade do bispo de Coimbra.

Nesse ano foi nomeado perfeito do Seminário Menor da Imaculada Conceição e em 1981 realizou o curso de formação de capelães militares e capelão militar na Força Aérea.

O sacerdote foi enviado em 1983 para Roma (Itália) para estudar Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana e, dois anos mais tarde, em 1985, assume o papel de professor do Instituto Superior de Estudos Teológicos e membro da Equipa Formadora do Seminário Maior de Coimbra e é nomeado pároco de São Pedro de Alva e de São Paio.

Nos anos que se seguiram, o padre António Samelo integra o conselho presbiteral como membro (1986), é nomeado pároco de Almalaguês (1987), e pároco in Solidum de Barcouço, Casal Comba, Cordinhã, Murtede, Sepins, Ventosa do Bairro e Vil de Matos (1997).

O sacerdote exerceu ainda a função de pároco de Cadima, pároco in Solidum de Ourentã, de Portunhos e de Bolho e de colaborador do Serviço de Assistência Religiosa e Espiritual do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, para o qual é nomeado em 2018.

Além disso, segundo nota enviada à Agência Ecclesia, o padre António Manuel Neto Samelo foi professor do Instituto de Estudos Teológicos de Coimbra, participando na formação de muitos dos sacerdotes das Dioceses de Aveiro, Cabo Verde, Coimbra, Leiria-Fátima e Portalegre-Castelo Branco.

Foi também docente na Escola Diocesana de Leigos, contribuindo na formação de muitos leigos da Diocese, e na Escola de Teologia e Ministérios, e desempenhou a função de membro do Congresso dos Leigos da Diocese de Coimbra como representante dos párocos da Região Pastoral do Centro (1991-1992) e membro da Comissão de Peritos do Sínodo Diocesano de Coimbra (1993-1999).

“Pela sua visão, dedicação e persistência, o padre Samelo esteve presente em diversos Grupos e Movimentos Eclesiais, assistindo-os espiritualmente. Destaca-se o Escutismo Católico Português, quer nos Agrupamentos nas paróquias em que foi pároco (Almalaguês, que fundou, Barcouço, Casal Comba), quer na Diocese de Setúbal enquanto Capelão Militar (Montijo e Alcochete); o Movimento Católico de Estudantes como Assistente Nacional e Diocesano; e o Grupo de Acolhimento João XXIII”, salienta ainda a nota enviada à Agência Ecclesia.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top