Natal: Presentes Solidários 2024 apostam na «alimentação, saúde e educação»

Campanha de solidariedade convida a «dar a duplicar», apoiando parceiros em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste

Lisboa, 26 nov 2024 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC), Organização não-Governamental para o Desenvolvimento da Conferência Episcopal Portuguesa, lançou a campanha de Natal ‘Presentes Solidários’ 2024, disponibilizando ofertas entre os 6 e os 200 euros.

“A oferta de um postal ilustrado a um familiar ou amigo no Natal possibilita a aquisição de um bem concreto para apoiar comunidades em situação de vulnerabilidade, em um dos oito países lusófonos. Em 2024, o foco é na alimentação, na saúde e na educação, necessidades básicas que continuam em falta em muitas partes do globo”, explica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O desafio da campanha de solidariedade, concretizada anualmente desde 2006, convida a “dar a duplicar” e, nesta edição, o catálogo apresenta 10 ofertas “que vão permitir apoiar comunidades em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste”.

“Este ano, com apenas 6 euros, é possível oferecer sessões de fisioterapia a uma criança em Moçambique, durante uma semana, ou, por 20 euros, reforçar com um cabaz de alimentos a alimentação de crianças e jovens de aldeias remotas em Timor-Leste”, apresentam.

Este ano será possível adquirir “roupa e alimentos para bebés e mães”, “mochilas e capas para a chuva”, também “peixe, carne e proteína vegetal”, adquirir “refeições diárias” ou “cabaz de alimentos”, ajudar na aquisição de “retrete e autoclismo” ou “utensílios para a produção de doces e compotas” e ajudar ainda na compra de “materiais para sala de estimulação” ou “consulta oftalmológica e óculos”, apresenta a organização.

A locutora Filipa Galrão, que dá voz à campanha deste ano, explica que a solidariedade está ao alcance de pequenos gestos.

“Não precisamos de muito para fazer a diferença na vida destas pessoas. Mais do que uma responsabilidade, é também um compromisso com um mundo melhor. É sobre fazer parte de algo maior do que a nossa própria individualidade”, explica.

A organização explica que os Presentes Solidários podem ser adquiridos online até ao dia 6 de janeiro, através do site presentessolidarios.pt, onde os doadores podem personalizar postais com mensagens para os seus familiares e amigos e optar por recebê-los em sua casa, via CTT, ou no seu email.

Em 2023, a FEC conseguiu angariar 2005 presentes, “que beneficiaram mais de 4000 pessoas nos oito países lusófonos”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top