Corpo do bispo emérito vai estar este domingo em câmara ardente na Sé Nova da cidade e o funeral está marcado para segunda-feira às 11h00
Coimbra, 16 jun 2012 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra anunciou hoje a morte do bispo emérito D. Albino Cleto, através de um comunicado publicado na sua página da internet.
D. Albino Mamede Cleto, bispo de Coimbra entre março de 2001 e julho de 2011, faleceu esta sexta-feira no centro hospitalar da universidade conimbricense, aos 77 anos de idade.
O prelado desempenhou vários cargos na Conferência Episcopal Portuguesa, onde foi secretário e porta-voz, presidente das Comissões Episcopais de Liturgia e Educação Cristã e coordenador das Comemorações dos Cinco Séculos e Encontro de Culturas.
Atualmente fazia parte da Comissão Episcopal para a Liturgia e a Espiritualidade.
Natural da freguesia de São Pedro em Manteigas, na Diocese da Guarda, onde nasceu a 3 de março de 1935, D. Albino Cleto frequentou o seminário do Patriarcado de Lisboa, comunidade onde foi ordenado presbítero a 15 de agosto de 1959.
Frequentou a Universidade Clássica de Lisboa, onde obteve, na faculdade de Letras, a licenciatura em Românicas e foi professor ocasional, na Universidade Católica de Lisboa, de Línguas e Literatura.
No exercício do seu ministério presbiteral, na Diocese de Lisboa, fez parte da equipa formadora do Seminário de Almada como perfeito de estudos e Vice-Reitor; presidiu à comissão administrativa do Santuário de Cristo Rei; foi pároco da Paróquia da Estrela e membro da Comissão Diocesana de Arte Sacra do Patriarcado.
A 6 de dezembro de 1982 foi nomeado bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, com o título de Elvira, pelo Papa João Paulo II, tendo sido ordenado a 22 de janeiro de 1983, no Mosteiro dos Jerónimos.
A Santa Sé nomeou-o Bispo Coadjutor de Coimbra no dia 29 de outubro de 1997, tendo tomado posse no dia 11 de janeiro de 1998.
Por resignação de D. João Alves, assumiu o governo da Diocese de Coimbra a 24 de março de 2001.
D. Albino Cleto foi também presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja e vogal da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
A 28 de abril de 2011, por nomeação de D. Virgílio Antunes, passou a ser administrador apostólico da Diocese de Coimbra, tendo ficado bispo emérito a 10 de julho de 2011.
De acordo com informações veiculadas pela Igreja Católica conimbricese, o corpo de D. Albino Cleto vai estar amanhã em câmara ardente na Sé Nova de Coimbra e o funeral está marcado para as 11h00 de segunda-feira, sendo que o cortejo fúnebre seguirá depois em direção à terra natal do prelado.
PR/JCP