Coimbra, 27 out 2024 (Ecclesia) – A Confraria da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, comemora hoje, dia 27, a Festa da Titular da sua Igreja e assinala o 347.º aniversário da dupla trasladação do sagrado corpo de Santa Isabel de Portugal.
“A 27 de outubro de 1677 ocorreu a trasladação do corpo santo da Rainha Santa Isabel do túmulo de pedra, onde jazia desde 1336, para o túmulo de prata mandado fazer por D. Afonso de Castelo Branco, 41.º Bispo de Coimbra, 6.º Conde de Arganil, que chegou a ser Vice-Rei de Portugal”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
No dia 29 de outubro seguinte (de 1677), ocorreu a trasladação do corpo santo da Rainha Santa Isabel, já no túmulo de prata, desde o velho Mosteiro (Santa Clara-a-Velha) para o novo Mosteiro de Santa Clara (Santa Clara-a-Nova).
Aliás, o dia 29 de outubro foi, durante mais de um século, a 2.ª data mais importante do novo Mosteiro de Santa Clara (o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova) – era o dia da Festa da Titular da Igreja da Rainha Santa Isabel.
Sobre o programa comemorativo, a Confraria da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, informa que “agradecer-se-á a exemplar vida acontecida de Santa Isabel de Portugal”, às 11h00, na Missa dominical na igreja da Rainha Santa Isabel.
Na tarde deste domingo, dia 27 de outubro, pelas 16h30, a Confraria da Rainha Santa Isabel exibe “uma ímpar fotografia do túmulo de pedra”, da autoria do fotógrafo Varela Pé Curto, oferecida pelo próprio à confraria, no coro baixo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, a partir das 18h00, realiza-se um concerto musical – RE(encontros) – pela Orquestra Clássica do Centro, na Igreja da Rainha Santa Isabel.
A Confraria da Rainha Santa Isabel destaca a participação do “notável pianista italiano” Danilo Mascetti e do Quarteto Vintage, sob a direcção do Maestro Sergio Alapont, em que serão interpretadas obras de A. Fragoso, K. Fiorini, G. Foret, L. van Beethoven e Ana Seara.
LFS