Coimbra: Escolas Católicas promoveram «Uma noite pela Associação Integrar (e pela Guiné)»

O Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra (NEC) realizou a 5 de Março o espectáculo “Uma noite pela Integrar (e pela Guiné)”. A iniciativa decorreu no auditório dos Hospitais Universitários de Coimbra.

O encontro contou com a participação de estudantes e responsáveis do Externato de João XXIII, colégios da Imaculada Conceição, São Teotónio, São José e Rainha Santa Isabel, bem como das associações Integrar e Promundo. A sessão incluiu apresentações de música, dança, ballet e palhaços.

As centenas de alunos, pais e professores presentes no espectáculo “mostraram que a solidariedade é um valor sentido e promovido nestas comunidades educativas”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Núcleo das Escolas Católicas.

Jorge Dias, em representação da Associação Integrar, agradeceu este gesto solidário. A iniciativa visa ajudar a instituição a adquirir uma nova carrinha, que vai proporcionar cultura e actividades lúdicas a crianças desfavorecidas da região de Coimbra.

Da parte da Promundo, Fernando Castro salientou a generosidade dos estudantes e famílias nesta campanha do SOLNEC. As receitas do encontro serão igualmente destinadas a ajudar os 118 alunos da escola de Eticoba, na Guiné, a ter melhores condições de trabalho, desde o pagamento dos estudos até à renovação das instalações.

Por seu lado, Helena Diogo, das Associações de Pais, deu conta das campanhas de recolha de diversos materiais para a Guiné. Jorge Cotovio, em nome do NEC, salientou que estas actividades resultam do valor da solidariedade, assente na pessoa de Jesus Cristo, que está enraizado no projecto educativo das escolas.

O percurso da campanha inclui outras actividades, nomeadamente a assistência a jogos de futebol no Estádio Cidade de Coimbra (resultante de um acordo com a Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol), uma “pedalada solidária” a realizar em 24 de Abril (em colaboração com a Integrar), uma gala (em parceria com a Promundo e as Associações de Estudantes) e o 5.º Festival SOLNEC.

Estes eventos pretendem afirmar as escolas católicas como espaços de evangelização junto das camadas mais jovens e das suas famílias, promovendo simultaneamente a educação integral.

“Será esta síntese entre a Fé, a cultura e a vida que configurará a pessoa do aluno e o projectará para a sociedade, como cidadão responsável e interventivo”, refere o texto enviado pelo Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top