Depois de acções de solidariedade a favor da Acreditar, APPACDM, a Casa dos Pobres e a Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis, o Núcleo das Escolas Católicas (NEC) da Diocese de Coimbra dedica o ano lectivo 2009/2010 à Associação Integrar, lançando-se também numa campanha além-fronteiras, em parceria com a Associação Juvenil “promundo”, em que se compromete a pagar os custos de educação anual dos 120 alunos da escola da aldeia de Eticoba, na ilha de Soga, Guiné-Bissau.
De acordo com um comunicado do NEC estima-se que o ano escolar destas crianças africanas implique um custo a rondar os quatro mil euros. Mas a acção internacional não se fica por aqui, porque, simultaneamente, em parceria com as associações de pais, as escolas católicas vão tentar enviar material escolar, roupa e calçado.
Quanto à Integrar, o objectivo é ajudar a adquirir uma nova “Traquina”, que irá permitir à associação continuar a apoiar as crianças de famílias carenciadas.
Na próxima Quarta-feira, 21 de Outubro, pelas 14,30 horas, o NEC encerra oficialmente a campanha de solidariedade a favor da Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis, que resultou num montante de 12 mil euros. O NEC irá proceder à entrega simbólica do montante “todo ele aplicado na compra de mobiliário e outros equipamentos, designadamente numa nova vedação do recinto”.
Na sessão de encerramento, que será presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, a Caixa de Crédito Agrícola, que patrocinou a campanha, entregará também um donativo de mil euros.
O Núcleo das Escolas Católicas é constituído pelo Colégio da Imaculada Conceição (Cernache), Colégio Rainha Santa Isabel, Colégio S. José, Colégio de São Teotónio, Externato João XXIII (Coimbra) e Escola da Casa de Nossa Senhora do Rosário (Tavarede).
Amicor