Duas dezenas de delegados dos Cursos Alpha, que se realizam em diferentes dioceses do nosso país, estiveram reunidos, dia 11, no Instituto Justiça e Paz, em Coimbra. O objectivo de encontro prendeu-se com uma reflexão sobre os diversos cursos Alpha já realizados, uma perspectiva de atrair pessoas descomprometidas com a Igreja, atitudes a desenvolver para um bom desenvolvimento dos cursos e uma síntese conclusiva.
O Padre Jorge Santos, para justificar a conferência que ia ser dada a seguir por Madalena Abreu, e à guisa de introdução e apresentação da conferencista, afirmou que o sucesso do curso Alpha no mundo deve-se primariamente à acção do Espírito Santo, mas também e, ao mesmo tempo, ao facto de que a directora executiva do Curso Alpha internacional seja uma pessoa que esteve à frente de grandes companhias internacionais de exposições e de marketing como a de Rupert Murdoch, que liderou processos de crescimento e de relançamento de grandes jornais britânicos tais como o "Sun", "News of the World", "The Times", "The Sunday Times" e "Today". Chegada que foi à Direcção Executiva do Alpha internacional, levantou a questão: "Porque é que a Igreja não deve trabalhar tão ou mais profissionalmente e melhor do que qualquer boa organização civil? Porque é que não aplicamos os princípios do marketing e os usamos ao serviço da difusão do evangelho, de maneira cristã?"
A conferência "Marketing religioso", proferida depois por Madalena Abreu, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, traçou alguns modos de motivação, criatividade e dinâmica para a evangelização. Ela mostrou como a Igreja sempre usou o ‘marketing' mas que não lhe dava esse nome, "até porque este é um nome actual, mas hoje têm-se mais conhecimentos sobre isso e é pena que não se utilizem na Igreja".
Explicando a génese do "marketing", a especialista afirmou que "as organizações podem usar as ferramentas do marketing de forma a adequar a sua oferta de maneira a irem ao encontro dos públicos pretendidos", frisando que "no seguimento desta ideia, fazemos um enquadramento para esta aplicação particular do marketing às organizações religiosas: o marketing religioso é apresentado no trilho da história do marketing e, especialmente, enquanto herdeiro da tradição de marketing social". Apresentou, ainda, "uma possibilidade do conceito e ferramentas do marketing religioso".
"A evangelização é uma prioridade da Igreja", disse o padre Sílvio Couto, explicando que "muitos padres andam ‘a fazer o social' deixando a evangelização e, às vezes, "a caridade" para segundo plano". Esclarecendo não ser contra ‘o movimento social' protagonizado pelos padres, em substituição dos organismos governamentais, Sílvio Couto advertiu que "muitas paróquias estão sedentas de evangelização" e, um dia, replicou, "acabam os protocolos de manutenção do serviço social, e os padres despedem utentes e funcionários que se vão revoltar com a Igreja".
Depois da conferência e do diálogo que se seguiu, foi apresentado o novo site do Alpha que agora vem totalmente renovado, e vai estar sempre actualizado. Pode ser encontrado em www.alphaportugal.org
Marcaram-se as datas da conferência Nacional Alpha que será em Janeiro de 2009, em Cantanhede, e do Dia Nacional Alpha que será a 24 de Abril, mas ainda não ficou decidido o local. Falou-se do sucesso do livro Ela e Ele e do bem que está a fazer aos casais que o lêem e da necessidade de arrancar com mais cursos Ela e Ele. Entretanto a 26 de Setembro terá lugar, no Instituto Justiça e Paz, mais uma conferência para formação de casais animadores do curso Ela e Ele. "É necessário um esforço maior de divulgação do curso Alpha em Portugal", afirmou o P. Jorge Santos, esclarecendo que "por não haver ninguém a tempo inteiro o curso Alpha não se tem espalhado tanto como acontece em muitos países da Europa, como em França, onde se fazem milhares de cursos por ano e onde os bispos apregoam que se façam cursos Alpha nas paróquias". Em Junho estiveram em Londres 70 bispos vindos da Europa, África e América Latina, para ouvirem falar do curso Alpha e acompanharem equipas de leigos e de padres que vieram com eles. Por isso, o P. Jorge explicou que enviou a quase todos os bispos portugueses um DVD com um pequeno documentário de 12 minutos sobre o curso Alpha em que aparece o cardeal Barbarin de Lião, O Bispo de Dax, vários sacerdotes e pastores de igrejas a falarem na importância deste percurso para a evangelização da sociedade. O P. Jorge e vários leigos presentes afirmaram que o curso Alpha nunca tem sucesso enquanto o pároco não se tornar o primeiro interessado nele. "Pode não estar sempre presente, mas toda a paróquia tem de perceber que é um curso da comunidade, que faz parte da sua pastoral de evangelização e não uma coisa à parte", disse, frisando que "por isso, o padre deve falar dele, convidar pessoas, encorajar a equipa responsável, ajudá-los a crescer na santidade e no ardor da missão". "Se o padre entregar tudo aos leigos e encolher os ombros, o curso alpha não terá sucesso e acabará nessa paróquia mais cedo ou mais tarde", sustentou.