Jornadas de formação permanente decorrem entre hoje e quinta-feira
Coimbra, 21 jan 2014 (Ecclesia) – As jornadas de formação permanente da Diocese de Coimbra, que hoje t~em início, vão incidir este ano sobre os desafios que o mundo atual coloca à Igreja Católica, sobretudo na área da evangelização.
De acordo com uma nota da organização, publicada através da internet, a iniciativa, que decorre até quinta-feira, dia 23, é aberta “a todos os cristãos da diocese que desejam aprofundar a sua fé e compreender melhor os desafios que essa fé faz à sua ação no mundo e na cultura”.
A programação das jornadas inclui quatro conferências e uma mesa redonda, com destaque para a participação do sociólogo Alfredo Teixeira e dos jornalistas Jorge Wemans e Francisco Sarsfield Cabral.
O investigador da Universidade Católica Portuguesa vai procurar ajudar as pessoas a identificarem algumas “chaves de interpretação” da “cultura e culturas contemporâneas”.
Está ainda prevista uma reflexão sobre “os desafios que esta cultura coloca aos crentes”.
Quanto ao antigo diretor da RTP2, vai falar sobre a “dimensão ética” no mundo contemporâneo e os obstáculos que têm de enfrentar todos aqueles que procuram colocar a “visão ética” em prática.
A cargo do comentador da Rádio Renascença vai estar uma reflexão sobre “a dimensão política e económica” da sociedade e a forma como os modelos vigentes influenciam a ação pastoral da Igreja Católica.
A iniciativa, que abordará ainda a realidade do mundo laboral e da estética, das artes, vai ser encerrada com uma mensagem final do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
As pessoas interessadas em acompanhar as jornadas, no Centro Pastoral, podem fazer a sua inscrição através do n.º de telefone 239792344 ou do email sdcpastoral.coimbra@gmail.com.
JCP